“A Presença da Mulher nos Espaços Institucionais de Poder” é tema de evento na Câmara

71

Jovens de diversas instituições de ensino de São Lourenço, entre elas as Escolas Estaduais Professor Túlio Bento, Antônio Magalhães Alves e Mário Junqueira Ferraz,  lotaram o plenário da Câmara Municipal na noite desta quarta-feira (13.03) em um evento em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”, promovido pela Escola do Legislativo, em parceria com professores da cidade.  A representatividade feminina na política foi tema de uma mesa redonda entre a Prefeita Célia Cavalcanti e a ex-vereadora Maria Lúcia Garcia, com mediação da pedagoga e terapeuta Cassandra Ciuci.

Além disso, houve contação de histórias com a analista da Secretaria Regional de Ensino (Caxambu), Cilene Arnaut Vilela; apresentação de trabalhos desenvolvidos por alunos da Escola Túlio Bento; cordel temático com a professora de Geografia Luciana Marra e um monólogo reflexivo e provocador sobre violência contra a mulher, feito pela estudante Loren Aires. Uma mensagem final ainda foi lida pela jovem Caroline Baldi.

Estiveram presentes os vereadores Natanael Paulino de Oliveira e Waldinei Alves Ferreira, presidente da Câmara Municipal de São Lourenço, que abriu o evento. Ele deu as boas vindas e explicou o papel da Escola do Legislativo: “Ela produz e divulga conhecimento, capacita servidores e promove a democracia, incentivando a participação popular”.

Durante a mesa redonda, Célia Cavalcanti chamou atenção para a pequena quantidade de mulheres prefeitas no estado e no país e contou sobre sua dificuldade em entrar na política e ser reconhecida como candidata. Maria Lúcia também ressaltou não é tão comum ver vereadoras em São Lourenço e defendeu uma maior participação feminina no Poder Legislativo.

Dados

Na Câmara dos Deputados há 77 mulheres na legislatura atual (2019 a 2022), o que representa  apenas 15% das cadeiras. Na chefia do Poder Executivo, a proporção é ainda menor. Ao todo, há 662 prefeitas no Brasil e 4.098 prefeitos, ou seja, elas representam  11,9% . Os dados são do Governo Federal.