Câmara de São Lourenço participa de encontro sobre transparência, acesso à informação e ouvidoria

Transparência pública é tema de seminário na Faculdade São Lourenço

Prezar pela clareza e publicação de todas as ações da Câmara Municipal de São Lourenço. Esse foi o objetivo dos funcionários da Casa Legislativa que participaram de um seminário sobre o tema na noite desta quinta-feira (13.06). “O evento contribuiu para mostrar ao servidor público e gestores a importância de se dar transparência aos atos da administração. Não apenas porque este é um princípio constitucional, mas principalmente porque a população tem o direito de acompanhar como seus representantes estão gerindo o dinheiro público”, afirmou Josilene do Vale, auxiliar de compras.

Também estiveram presentes prefeitos de várias cidades da região e o vice-presidente da Câmara Municipal de São Lourenço, Waldinei Alves Ferreira (PV). “Esta Casa está sempre em busca da transparência, afim de que os cidadãos tenham acesso a todas as informações relacionadas ao Poder Legislativo. Eventos como esse representam uma troca de conhecimento e experiências”, afirmou o vereador.

O seminário contou com cinco palestrantes. O Ouvidor Geral da Prefeitura de Belo Horizonte, Gustavo Nassif, falou sobre a lei de transparência, acesso à informação e o código de defesa dos usuários dos serviços públicos. O Procurador de Justiça e Presidente do Conselho Deliberativo da ABO/MG, Mauro Flávio Ferreira Brandão, abordou a relação das ouvidorias com o Ministério Público. A Ouvidora de Defesa das Prerrogativas da Mulher Advogada da OAB/MG, Vivian do Carmo Bellezzia, explicou a atuação das ouvidorias e a necessidade da própria OAB ter uma ouvidora específica para as mulheres advogadas, com o objetivo promover a igualdade de gênero dentro da profissão. Já a explanação da Auditora Federal de Controle Interno da CGU/MG, Cristina Silva da Conceição, teve como tema as questões relacionadas à Integridade e a Prevenção da Corrupção no âmbito do Ministério da Transparência.  Johnatan Carneiro, Consultor de Tecnologia da ABO/MG, apresentou o  “Portal da Transparência” desenvolvido e disponibilizado aos associados do órgão.

O evento foi realizado no auditório da Faculdade São Lourenço pela Associação Brasileira de Ouvidores – Seção Minas Gerais – ABO/MG, em parceria com a Associação Municipal da Microrregião do Circuito das Águas – AMAG e com o apoio da Prefeitura de São Lourenço, Câmara Municipal de São Lourenço,  Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência – IDCT, Ministério da Transparência e Controladoria da União em Minas Gerais – CGU, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais – OAB/MG.