Câmara de São Lourenço realiza concurso para Gincana Regional do Saber

Alunos de sexto ao nono anos terão que escrever texto sobre política. Os autores das duas melhores redações irão a Pouso Alegre representar o município na competição.

Até o dia 26 de setembro estudantes que cursam o Ensino Fundamental II (sexto ao nono anos) em escolas da rede pública e particular de São Lourenço poderão participar do I Concurso de Redação da Câmara Municipal. O objetivo é definir os representantes da cidade na Gincana Regional do Saber, que mede os conhecimento sobre a Constituição Federal de uma forma descontraída, nos moldes de um programa de televisão.

Os participantes do concurso deverão escrever um texto entre 10 e 15 linhas respondendo à pergunta: “Qual a importância do voto consciente para a democracia?”. As redações serão analisadas por uma comissão. Os autores das duas melhores seguirão para o evento, que acontecerá a partir do dia 22 de outubro em Pouso Alegre.  O resultado será divulgado até o meio-dia de 01º de outubro.  Serão feitas três tentativas de contato com os vencedores, seus responsáveis ou a escola em horários diferentes. Caso não haja resposta, serão chamados os próximos colocados.

O texto deve ser entregue nas diretorias das respectivas instituições de ensino, em letra cursiva e com próprio punho. O aluno poderá assinar a redação apenas com o primeiro nome e um número válido de telefone e, se desejar, também colocar a escola. A Câmara de São Lourenço vai custear todas as despesas com transporte e deslocamento. É necessário que os menores levem autorização por escrito dos pais.

Não será possível pedir recurso, mas as correções de todas as redações ficarão disponíveis para consulta na Câmara Municipal até o dia 31 de dezembro de 2018, sendo descartadas posteriormente. Para entrar na Gincana os vencedores do concurso terão que estudar a Constituição em Miúdos, de onde são tiradas todas as perguntas realizadas durante a disputa. O livro, lançado pela Câmara Municipal de Pouso Alegre em parceria com o Senado Federal, explica sobre as leis brasileiras.  A abordagem é feita de uma forma pouco burocrática, de fácil compreensão e se mistura à narrativa de uma história própria para a faixa etária de 11 a 14 anos.

A Gincana

A grande pergunta a ser respondida é: “Qual município sabe mais sobre a Constituição?” A Gincana do Saber é uma competição voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados nas redes pública ou privada. A disputa testa os conhecimentos dos alunos sobre as leis do país de uma forma leve e descontraída.

O objetivo do projeto é inserir o ensino da política e do direito no cotidiano de crianças e adolescentes, incentivando-os a se interessarem pelo assunto, formando cidadãos conscientes e participativos. Durante as atividades, os estudantes são coordenados pela Escola do Legislativo de São Lourenço e por um professor (a) orientador (a), responsável por ministrar as aulas sobre a “Constituição em Miúdos”. Este ano contamos com Monize Guimarães, que leciona a disciplina de Geografia nas redes pública e privada.

Cada cidade é representada por dois estudantes do Ensino Fundamental II. Em 2018, cerca de 30 Câmaras participarão da competição. Na primeira fase, os municípios são divididos em chaves e apenas um de cada grupo continua na disputa. A contagem é feita pelo número de pontos ganhos, de acordo com a quantidade de questões corretas. São quatro rodadas de perguntas. Se houver empate no final, começa o “mata-mata” entre as equipes que ainda estão no jogo. Quem errar deixa a gincana.

A próxima etapa compreende em uma disputa entre os municípios que venceram a fase anterior e fazem parte da mesma região. O livro “Constituição em Miúdos” continua sendo a base para as perguntas, que têm seu nível de dificuldade aumentado.

Finalmente, a equipe que ganhou a Gincana Regional vai para a disputa inter-regional, de onde sai o grande vencedor. As sedes das competições são diferentes a cada ano.  A Gincana do Saber é um projeto da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas, em parceria com as câmaras municipais.