Câmara de São Lourenço recebe Gincana Regional do Saber

Jovens de cerca de 30 cidades do Sul de Minas se reunirão em São Lourenço para uma competição sobre a Constituição Federal.  Trata-se da Gincana Regional do Saber, um projeto de formação política  voltado a  alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) de instituições públicas e privadas. O evento, organizado pela Escola do Legislativo,  acontecerá entre os dias 4 e 8 de novembro.

Para se prepararem, os adolescentes estudam a “Constituição em Miúdos”, livro lançado pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, em parceria com o Senado Federal, e que explica as normas e regulamentos do país de uma maneira descontraída.   É dele que todas as perguntas da competição são retiradas. O intuito é cativar a atenção e o interesse dos jovens pela política, repassando conhecimentos importantes sobre o funcionamento da gestão pública. Cada cidade será representada por uma dupla de alunos.

Etapa Municipal

Para selecionar a dupla que representará São Lourenço na Gincana Regional, uma  Etapa Municipal ocorrerá nos dias 02 e 03 de outubro. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação, cada instituição de ensino pode indicar dois nomes de alunos. Com o apoio da Câmara, por meio da Escola do Legislativo, e sob a orientação da professora voluntária Monize Guimarães, os selecionados irão estudar a “Constituição em Miúdos” a partir da segunda quinzena da agosto. Oficinas dinâmicas e multidisciplinares vão ser organizadas.