Câmara divulga balanço de 2020

Todos os 13 vereadores compareceram à reunião

A Câmara de São Lourenço encerra o ano de 2020 deixando em caixa R$650 mil. O valor economizado é referente à diminuição de despesas com materiais de consumo, contratação de serviços, combustível e diárias de viagens.  Além disso, foram devolvidos antecipadamente para a Prefeitura R$200 mil. Segundo o Poder Executivo Municipal, a quantia foi usada no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Já em relação às atividades legislativas, em 2020 houve a revisão geral da Lei Orgânica Municipal, que não era atualizada desde 1990, e do Regimento Interno da Câmara de São Lourenço, que recebeu mais de 50 modificações, incluindo a regulamentação de descontos no subsídio de vereadores que faltarem às reuniões sem justificativa. Todo o processo foi feito em consonância com as Secretarias Jurídica e Legislativa da Casa.

A Câmara Municipal de São Lourenço ainda inseriu em seu site uma nova plataforma, cuja principal função é atualizar constantemente as leis municipais  que  sofrerem qualquer tipo de alteração. Assim, toda a legislação está disponível de forma consolidada.

Além disso,  deu-se início à catalogação, organização e digitalização do arquivo documental da Câmara Municipal de São Lourenço. E a partir deste ano, o sistema Legislador começou a ser atualizado diariamente. As portarias, projetos, resoluções e decretos, entre outros, são protocolados, escaneados e arquivados. O objetivo é facilitar o acesso e a pesquisa.

A Câmara, por meio da Assessoria de Comunicação, elaborou, em conjunto com a Prefeitura, textos e  materiais gráficos para o enfrentamento à COVID, os quais foram divulgados nas redes sociais e sites de ambos os órgãos e também colocados no formato de  faixas em pontos estratégicos da cidade. O objetivo foi informar, alertar e conscientizar a população sobre a importância de se combater o avanço da pandemia.

Infraestrutura

Em 2020, a Câmara teve a segurança reforçada, com a colocação de grades nas janelas do prédio da sede, além das reformas do espaço interno e do telhado.  Um painel eletrônico de votação foi instalado no Plenário JK para facilitar o acompanhamento dos assuntos em pauta e das votações.  Neste ano também houve a liberação da internet wifi para visitantes e imprensa.

Escola do Legislativo

A Escola Mário Calvão da Silveira iniciou sua participação na Rede de Escolas Mineiras, formada por dezenas de municípios em todo o estado. São Lourenço integrou o Comitê Gestor do grupo, guiando, organizando e realizando diversas atividades durante o ano todo. Uma delas, por exemplo, foi o III Encontro de Escolas, que ocorreu de forma totalmente online durante dois dias.

Devido ao coronavírus, a Escola promoveu lives em suas redes sociais. Alguns assuntos abordados foram o exercício da cidadania durante a pandemia, com a palestrante e escritora Madu Macedo, da Câmara de Pouso Alegre, e a importância de se resgatar a história política nos municípios, com a diretora da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (entidade ligada ao Senado Federal), Cássia Almeida.

Este ano São Lourenço garantiu o segundo lugar na Gincana do Saber Regional, um divertido jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. A competição, que envolve alunos do Ensino Fundamental II, foi realizada de forma virtual. A cidade foi representada pela dupla vencedora da Etapa Municipal: Laura Nanes Penna, do 7º ano, e Sofia Pacheco Pinto Veloso, do 8º, ambas estudantes do Colégio Laser Solar dos Lagos.