Escola do Legislativo organiza mesa redonda sobre “Mulher no Mercado de Trabalho”

79
Anete Negreiros apresenta dados sobre as diferenças salarias entre homens e mulheres no mercado de trabalho

Com o auditório cheio, a Câmara Municipal de São Lourenço, por meio da Escola do Legislativo, promoveu um debate sobre a mulher no mercado de trabalho na noite desta quinta-feira (10.05).  O evento, realizado na sede da Casa Legislativa, teve o formato de mesa redonda e foi aberto a toda a população. A escolha do tema era uma homenagem ao Dia das Mães, comemorado no domingo, 13 de maio.

Três especialistas da área foram convidadas para palestrar: Débora Furlani (mediadora da mesa), apresentadora do programa de rádio “#Partiu Mundo do Trabalho” e especialista em Gestão de Pessoas; Anete Negreiros, bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (atualmente é a Secretária de Assistência Social de Passa Quatro); e Leiliane Loureiro, defensora dos Direitos da Mulher em São Lourenço.

As palestrantes falaram sobre a desigualdade de gênero e apresentaram dados sobre o cenário atual da mulher no mercado de trabalho, dando dicas para a recolocação profissional. O público pôde se manifestar por meio de perguntar e opiniões.

“O salário médio da trabalhadora brasileira é de R$ 1.764, enquanto o do homem é de R$ 2.306, sendo que os estudos mostram que o sexo feminino apresenta maior nível de escolaridade”, afirmou Anete. “É o resultado de um histórico onde a mulher só pôde trabalhar no país sem a autorização do marido em 1962”, completou Leiliane.

De acordo com a mediadora Débora Furlani, debates como esse ajudam a disseminar conhecimento e promover a participação cidadã: “As dicas e informações que foram passadas ontem provocaram a reflexão da plateia presente. Muita gente desconhecia os dados que a Anete e a Leiliane passaram, pois é quase ‘proibido’ falar que mulher sofre diferença de tratamento e salário no mercado de trabalho”.

Escola do Legislativo

A mesa redonda foi o primeiro evento promovido para o público em geral pela Escola do Legislativo de São Lourenço.  Criada em 2015 com o  objetivo de promover a cidadania e a democracia, a instituição esteve trabalhando com estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, por meio dos projetos Gincana do Saber e Parlamento Jovem.  A partir deste ano, haverá a ampliação das atividades.

Estiveram presentes no debate o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço, Ricardo de Mattos, e o presidente da Escola do Legislativo, Agilsander Rodrigues da Silva. Eles afirmaram que outros eventos serão realizados nos próximos meses, abordando diversos temas de interesse público.