Comunicado: 08 de Março de 2018

A data “08 de março” é o resultado de muitas reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho e ampliação de direitos sociais e políticos. No início do século passado, elas não podiam votar e tinham que prestar obediência aos maridos.

O Dia Internacional da Mulher veio desse contexto, durante a Segunda Revolução Industrial, quando a mão-de-obra feminina passou a fazer parte do operariado. Na Europa e nos Estados Unidos, as manifestações ganharam grande força e, aos poucos, elas foram conquistando mais espaço.

Até hoje as mulheres continuam lutando. Na Arábia Saudita, só terão o direito de dirigir um veículo em junho de 2018. No Brasil, os salários delas são, em média, 30% menores que os dos homens, quando ocupam o mesmo cargo.

A Câmara Municipal de São Lourenço quer fazer parte dessa transformação. É por isso que este ano o tema do Parlamento Jovem, projeto voltado a estudantes do Ensino Médio, é “Violência contra a Mulher”. O lançamento será no dia 21 de março. Contamos com sua participação.