Concessão de estacionamento para veículos pesados é aprovada em primeira votação

198

O projeto que autoriza a Prefeitura a firmar uma parceria para concessão de estacionamento destinado a veículos pesados foi aprovado em primeira votação na sessão ordinária desta segunda-feira (21.10).  De acordo com o texto, o contrato será feito por meio de uma licitação.

O objetivo, segundo o Poder Executivo, é aliviar o trânsito de São Lourenço, retirando como ônibus escolares de transporte intermunicipal e de turismo das vias públicas. O projeto de lei complementar 71/2019 foi enviado à Câmara pela Prefeitura.

A empresa vencedora da concorrência ficaria a cargo de construir toda a estrutura física, utilizando uma área de no mínimo 3 mil metros quadrados dentro do perímetro urbano ou expansão territorial. A concessionária poderá instalar outras atividades no local, como lava-jato, lanchonete e dormitórios. A duração prevista do contrato é de 15 anos, prorrogáveis pelo mesmo período.

Também foi aprovado um projeto do vereador Evaldo José Ambrósio (PROS), que dá o nome de “Ermelino João Pugliese” à atual “Rua 02” do Loteamento Residencial Parque da Mata. Outro texto que denomina logradouro público no mesmo local foi de autoria de Ricardo de Mattos (PMN).  O documento em questão denomina de  “Adeury da Costa Pereira” a “Rua 03”.

Em tramitação

Já está em análise na Câmara o projeto de lei 2964/19, que trata da disponibilização de brinquedos adequados ao uso de crianças com deficiência em estabelecimentos de ensino, parques, clubes e áreas de lazer de São Lourenço. A autoria é do vereador Agilsander Rodrigues da Silva (PSD).

De acordo com o projeto, os parques infantis devem oferecer um brinquedo adaptado para cada cinco instalados no local (ou 20%). Caso a matéria seja aprovada, as áreas privadas terão o prazo de dois anos para se adequarem.

Outro projeto que entrou em pauta foi o que denomina de “João Chiab” a atual Rua 08 do Loteamento Residencial Parque da Mata. O homenageado, cidadão honorário de São Lourenço,  foi cafeicultor, implantando o SELO ABIC, e atuou junto a segmentos da Igreja. O texto é do vereador Natanael Paulino de Oliveira (CIDADANIA).

Tribuna Livre

O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Lourenço, Gustavo Ribeiro, utilizou a Tribuna Livre para falar sobre resíduos sólidos. Ele veio a pedido da Comissão de Os custos de manutenção da coleta de lixo, a previsão de por em funcionamento uma usina de compostagem e a reciclagem foram alguns dos assuntos abordados durante a reunião.