Escola do Legislativo de São Lourenço vence a Gincana do Saber Regional

São Lourenço conquistou o 1⁰ lugar na Gincana Regional do Saber Mirim nesta terça-feira (30/11). A cidade foi representada por Laura Penna e Sofia Pacheco, que cursam, respectivamente, o 8⁰ e o 9⁰ ano no Colégio Dom Ferraz. Elas responderam corretamente a 14 das 15 perguntas feitas sobre a Constituição Federal. Os estudos da dupla foram orientados pela Escola do Legislativo da Câmara, que desenvolve o projeto no município, e pelos professores voluntários Evaldo Silva e Monize Guimarães.

A Gincana do Saber Regional 2021 foi promovida pela Câmara de Paraguaçu, onde foram realizadas as eliminatórias e a final. Todas as perguntas foram tiradas da Constituição em Miúdos,  que explica sobre as leis brasileiras com uma abordagem de fácil compreensão, por meio de uma narrativa própria para a faixa etária de 11 a 14 anos. O livro, da autora Madu Macedo, foi lançado pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, onde ela atua como diretora da Escola do Legislativo Rômulo Coelho, em parceria com o Senado Federal.

“É muito importante o cidadão saber sobre os seus direitos e deveres”, afirmou Sofia. “O conteúdo que aprendi vai me ajudar na vida, pois faz parte da nossa história”, completou Laura.

Trajetória

Laura e Sofia conquistaram uma vaga na fase regional ao vencerem a Etapa Municipal, no dia 10 de novembro. Na ocasião, elas responderam de forma correta todas as 25 rodadas de perguntas. Além do Colégio Laser, participaram dessa etapa as Escolas Humberto Sanches (2ª colocada), Manoel Monteiro (3ª), Emílio Ábdon Póvoa  e Antônio Magalhães Alves.

Na fase das eliminatórias, elas empataram com Maria da Fé, após 38 rodadas de perguntas. Ao longo da Gincana, contando com a grande final, a dupla do Colégio Dom Ferraz acertou 77 de 78 perguntas.

A Gincana

O jogo de perguntas e respostas é voltado a  estudantes do Ensino Fundamental II regularmente matriculados nas redes pública ou privada. A Gincana testa os conhecimentos dos alunos sobre a Constituição Federal, de forma a valorizar o conhecimento adquirido como o troféu mais valioso.

O objetivo é inserir o ensino da política e do direito constitucional no cotidiano de crianças e adolescentes, formando cidadãos conscientes e participativos.Os  estudantes que participam da Gincana do Saber frequentam oficinas semanais coordenadas pela Escola do Legislativo de São Lourenço.