Gincana do Saber Municipal reúne cinco escolas de São Lourenço e promove o conhecimento sobre a Constituição Federal

Ana Gabriela e Rafael Neri, vencedores da Etapa Municipal da Gincana do Saber

Quem foi ao Plenário da Câmara de São Lourenço nesta quarta-feira (02.10) viu a formalidade das sessões parlamentares dar espaço à energia de jovens estudantes. Cinco duplas representando instituições de ensino da cidade participaram da Gincana do Saber, um divertido jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. O game foi promovido pela Escola do Legislativo.

O primeiro lugar ficou com os estudantes Rafael Neri Araujo e Gabriela Vitória dos Santos, da Escola Estadual Humberto Sanches.  Já o Colégio Laser, com Ana Beatriz Pacheco de Oliveira e Laura Nanes Penna, levou o segundo troféu. Também subiu no pódio a Escola Professor Antônio Magalhães Alves (Polivalente), representada por Nicole Ariele de Jesus Diniz e Gabrielle Carmem de Carvalho Pereira. As quarta e quinta colocações foram para a Escola Municipal Manoel Monteiro, com Analice de Olveira Ramos e Maria Fernanda Ribeiro de Souza, e para a Escola Professor Mário Junqueira Ferraz, com Guilherme Santos Anunciação e Maria Raquel Guedes da Silva. Todas as  duplas são do  Ensino Fundamental II (entre 6ª e 9ª séries).

Em meio a uma grande torcida, que lotou o plenário da Câmara, os participantes tiveram que responder perguntas tiradas da Constituição em Miúdos, obra escrita pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre, em parceria com o Senado Federal, e que traz pontos importantes das leis brasileiras com uma abordagem pouco burocrática e livre de termos técnico-jurídicos. O texto se mistura à narrativa de uma história própria para a faixa etária de 11 a 14 anos.

Foram realizadas cinco perguntas para cada dupla, de forma alternada. As respostas certas valiam dois pontos e as parcialmente corretas, um. Já as erradas não alteravam o placar. As questões abordaram, entre outro pontos,  as funções do Ministério Público, a divisão dos Três Poderes, o funcionamento do Judiciário, o papel dos Conselhos Tutelares e os direitos civis, sociais e políticos.  Ao final da primeira fase, o Colégio Laser e a Escola Humberto Sanches haviam acertado tudo e, empatados no dez a dez,  foram para o “mata-mata”.

Na última etapa, que teve o nível de dificuldade das perguntas aumentado, após duas rodadas o Humberto Sanches foi classificado em primeiro lugar. Rafael e Gabriela representarão a cidade na Etapa Regional, que este ano será sediada em São Lourenço entre os dias 04 e 08 de novembro.

Para entrarem na Gincana os dez alunos participaram de oficinas semanais com a professora voluntária Monize Guimarães e a equipe da Escola do Legislativo da Câmara de São Lourenço. O objetivo do projeto é trabalhar a formação político-cidadã dos estudantes.