Gincana do Saber Regional reúne em São Lourenço estudantes de 18 cidades do Sul de Minas  

169

 

Estudar a Constituição Federal é um desafio, mas jovens de 18 cidades do Sul de Minas se dedicaram a esse aprendizado e agora vão testar seus conhecimentos na Gincana do Saber Regional, um divertido jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. O game terá a duração de uma semana e irá acontecer entre os dias 04 e 08 de novembro (segunda a sexta) na sede da Câmara de São Lourenço.

A atividade é voltada a alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) de escolas públicas e particulares. Para participarem da Gincana eles estudaram a Constituição em Miúdos, obra lançada pela Câmara de Pouso Alegre em parceria com o Senado Federal, e que explica sobre as leis brasileiras utilizando uma linguagem voltada à faixa etária de 11 a 14 anos, ou seja, simples e livre de termos técnico-jurídicos.

A entrada é aberta a toda a população. As escolas de São Lourenço e outros municípios poderão levar torcida. Ao público será permitido se manifestar livremente, com palmas, cartazes e de outras formas, desde que não sejam desrespeitosas às demais equipes.

Como será

Os municípios foram divididos em chaves. Na segunda-feira (04/11), às 10h30, irão competir Guaxupé, São Lourenço, Itanhandu e Córrego do Bom Jesus. Em todos os dias seguintes, o jogo será às 15h. Na terça (05/11), é a vez de Carmo do Rio Claro, Paraguaçu, Andradas, Ouro Fino e São Sebastião do Paraíso. Já na quarta (06/11), vão participar os estudantes de São Sebastião da Bela Vista, Pouso Alto, Varginha e Pouso Alegre. Na quinta (07/11), a primeira fase da Gincana se encerra com Maria da Fé, Poços

de Caldas, Extrema, Carvalhópolis e Congonhal. Na sexta (08/11) acontecerá  a grande final com as quatro cidades vencedoras de cada grupo e mais duas repescadas de acordo com a maior pontuação geral.

Serão realizadas cinco perguntas para cada dupla, de forma alternada. As respostas certas valem dois pontos e as parcialmente corretas, um. Já as erradas não alteram o placar. Todas as questões serão baseadas na Constituição em Miúdos. As respostas vão ser julgadas por uma bancada formada por advogados, professores, vereadores e servidores públicos municipais.

São Lourenço

Irão representar São Lourenço os alunos Rafael Neri Araujo e Ana Gabriela Vitória dos Santos, da Escola Dr. Humberto Sanches. A dupla ficou em 1º lugar na Etapa Municipal da Gincana, realizada no dia 02 de outubro na Câmara. Outras quatro duplas participaram e tiveram um ótimo desempenho: Ana Beatriz Pacheco de Oliveira e Laura Nanes Penna – Colégio Laser (2º lugar); Nicole Ariele de Jesus Diniz e Gabrielle Carmem de Carvalho Pereira – Escola E. Prof. Antônio Magalhães Alves (3.º lugar); Analice de Oliveira Ramos e Maria Fernanda Ribeiro de Souza – Escola Municipal Manoel Monteiro; Guilherme Santos Anunciação e Maria Raquel Guedes da Silva – Escola E. Prof. Mário Junqueira Ferraz.

Todas as cinco duplas participaram de oficinas semanais com a professora voluntária Monize Guimarães e a equipe da Escola do Legislativo da Câmara de São Lourenço. O objetivo do projeto foi trabalhar a formação político-cidadã dos estudantes.