Projeto Parlamento Jovem é lançado em Minas Gerais e São Lourenço marca início das oficinas

Pela primeira vez o lançamento não foi presencial. Crédito foto: Assessoria de Imprensa/ALMG

O Parlamento Jovem foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (07/05) em todo o estado por meio de um evento virtual organizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A transmissão foi feita por meio da TV ALMG e de redes sociais. Com o objetivo de promover a formação cidadã, a iniciativa conta com a parceria da PUC e é desenvolvida em 123 municípios, entre eles São Lourenço.

A reunião foi realizada por aplicativo e teve a participação de deputados estaduais, representantes da PUC Minas, da Diretoria-Geral Adjunta e da Escola do Legislativo da ALMG, além de presidentes de Câmaras Municipais participantes. O Parlamento Jovem de Minas completa 18 anos. São Lourenço participa do projeto pela sexta vez.

O PJ vai começar

A primeira atividade do Parlamento Jovem de São Lourenço está marcada para o dia 12 de maio, às 17h15. Todas as oficinas serão feitas de forma virtual e em conjunto com a Câmara de Maria da Fé (sede do Polo Sul de Minas II).  Nelas será abordado o tema do projeto em 2021: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Os subtemas definidos pela coordenação estadual são: Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade/Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico/Recursos hídricos e saneamento básico.

O projeto tem como objetivo escutar o que o jovem tem a dizer.  Por meio dele, os estudantes de Ensino Médio têm a chance de legislar sob a luz do tema de cada edição, ou seja, eles vão escrever e aprovar propostas sobre o meio ambiente, nos moldes de uma sessão legislativa e em três etapas: a municipal, a regional e a estadual. Essas ideias são entregues aos deputados da ALMG e podem se tornar realidade, como já aconteceu em várias outras edições.