Início Mariane Papini Câmara de São Lourenço sedia o VII Encontro da Rede Mineira de...

Câmara de São Lourenço sedia o VII Encontro da Rede Mineira de Escolas do Legislativo

983

Da esquerda para a direita: Madu Macedo (autora da Coleção em Miúdos), Sandro dos Santos (diretor da Escola do Legislativo da Carvalhópolis), Mariane Papini (mediadora e presidente da Escola do São Lourenço), Ruth Schmitiz de Castro (Gerente-geral da Escola da Assembleia de Minas) e Dr. Florian Madruga (servidor do Senado Federal e presidente de honra da ABEL) na Mesa Redonda: "Superando barreiras: como as Escolas do Legislativo podem evoluir mesmo com pouca estrutura".

    São Lourenço foi palco do VII Encontro da Rede Mineira de Escolas do Legislativo, entre os dias 20 e 22 de agosto de 2025. O evento reuniu mais de 25 instituições, incluindo Câmaras Municipais; a Assembleia de Minas – representada pela Gerente-geral da ELE/ALMG, Ruth Schmitiz de Castro; o Senado Federal – por meio do servidor Florian Madruga; a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) – através da presença de Roberto Lamari e a Prefeitura da cidade.

     A abertura oficial aconteceu no plenário da Câmara Municipal, em comemoração aos dez anos da Escola do Legislativo “Mário Calvão da Silveira”. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, Waldinei Alves Ferreira, com apoio da presidente da Escola, Mariane Papini. O momento foi marcado por apresentações culturais, como a Banda Antônio de Lorenzo, declamação de poesia por Guiomar Paiva Brandão e tradução em libras pelos participantes do Parlamento Jovem da música “Ouro de Minas”.

   Na ocasião, também houve o lançamento oficial do jogo de tabuleiro “Trilha da Democracia”. O game, cuja temática é a cidadania, foi desenvolvido pela Escola do Legislativo de São Lourenço e está disponível no site da Câmara para download e impressão. Assim, instituições de todo o país poderão utilizar a novidade em seus projetos.

Programação diversificada

        A programação do segundo dia trouxe apresentação de boas práticas de várias Escolas do Legislativo, como Nepomuceno, Miracatu, Varginha, Pouso Alegre e Poços de Caldas. Foram ofertadas quatro oficinas simultâneas, que abordaram diversos assuntos: produção de vídeos sobre educação cidadã para as redes sociais (Vitor Costa – voluntário da Escola do Legislativo de Carvalhópolis), Agenda 2030 (Emanuelle Barreto – diretora da Escola de Pouso Alegre), Geração Alfa (Roger Rodrigues – diretor acadêmico do Grupo Unis) e inteligência artificial nas eleições (Régis Melo – coordenador de reportagem da EPTV Sul de Minas).

     Uma feira interativa também movimentou o público, com estandes de projetos inovadores, aplicativos e materiais educativos. Ainda integraram a programação  duas palestras. Uma delas teve como tema “Conflitos e Conexões: entendendo as diferenças entre gerações”, ministrada pelo Mestre Roger Rodrigues, diretor acadêmico no Grupo Unis. A outra exposição oral foi intitulada “Parlamento: um Poder que Aprende”, com o Doutor em Ciências Sociais Guilherme Ribeiro, que também é professor da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas.

        Na sexta-feira, pela primeira vez em um Encontro da Rede, houve o momento da divulgação acadêmica, com a apresentação de pesquisas desenvolvidas e já concluídas por integrantes da Rede sobre o trabalho de educação para a democracia desenvolvido pelo Parlamento. Em seguida, os participantes acompanharam uma mesa redonda sobre como as Escolas do Legislativo podem crescer mesmo com estruturas reduzidas. O encerramento da programação do evento se deu com a palestra “Os desafios de longevidade das Escolas do Parlamento”, ministrada por Humberto Dantas, Doutor em Ciência Política pela USP, com pós-doutorado em Administração Pública pela FGV-SP. Ele também é comentarista da Rede Vida e colunista do Portal Estadão, além de Diretor do Movimento Voto Consciente.

Próximos passos da Rede

         Durante o encontro, Tupaciguara foi escolhida como sede do VIII Encontro da Rede, que acontecerá em 2026. Também ficou definido que ainda este ano será realizada, de forma on-line, a eleição da cidade que receberá a edição de 2027.

       Além disso, três encaminhamentos foram pactuados como pontos de melhoria: ampliar a representatividade geográfica das Escolas de Minas Gerais; registrar a memória e a história da Rede; formalizar o agrupamento, com a criação de um comitê gestor descentralizado e rotativo.

Cooperação e inovação

      A edição deste ano destacou a força da cooperação entre instituições e o espírito inovador de servidores públicos, que apresentaram iniciativas como jogos educativos, aplicativos digitais e projetos de engajamento social. Pela primeira vez, pesquisas acadêmicas passaram a integrar a programação, fortalecendo o vínculo entre prática legislativa e produção científica.