Início Notícias Câmara garante parcelamento de tributos municipais em atraso sem cobrança de juros...

Câmara garante parcelamento de tributos municipais em atraso sem cobrança de juros ou multas

332

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (13/09) a implantação do REFIS (Programa de Regularização Fiscal), que permite o parcelamento de tributos municipais em atraso em até 24 meses com isenção de juros e multas ou redução, a depender da forma de pagamento. O projeto de lei 3080/2021 contempla os contribuintes que têm dívidas acumuladas até o dia 31 de dezembro do ano passado.

De acordo com o texto aprovado, quem fizer o pagamento à vista ou em até seis vezes terá isenção total dos juros e multas. De sete a 12 parcelas, o desconto é de 70% e, entre 13 e 24, é de 50%. Ainda segundo o projeto, para participar do programa o contribuinte deve protocolar um requerimento e preencher um formulário de cadastro na Gerência de Atendimento ao Cidadão no prazo de até 60 dias após a publicação da lei.

Alguns exemplos de tributos que podem ser renegociados no REFIS são o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), cujo contribuinte é o proprietário de um imóvel, o ISS (Imposto Sobre Serviço), que incide sobre atividades prestadas por empresas ou profissionais autônomos.

Breve histórico

O projeto foi enviado pelo Poder Executivo após todos os vereadores assinarem a Indicação 260/2021, solicitando o REFIS, no dia 23 de agosto. Um dos trechos do documento ressaltou: “O objetivo é amenizar os impactos econômicos causados pela pandemia da COVID-19, que iniciou em 2020, trazendo transtornos e restrições em nosso município.”

Na ocasião, o presidente da Câmara, Ricardo Luiz Nogueira (PSD), afirmou: “Essa proposta foi feita por todos os vereadores da Câmara com a finalidade de diminuir a inadimplência, trazendo mais equilíbrio às contas públicas, e também de dar aos contribuintes a chance de quitar seus débitos de uma forma que não pese no orçamento doméstico”.