Maria Clara (à direita) participa da Plenária Estadual em Belo Horizonte
Cerca de 150 estudantes do Ensino Médio ocuparam as cadeiras dos deputados estaduais, em Belo Horizonte, e tiveram uma experiência legislativa real em mais uma edição do Parlamento Jovem de Minas. Entre os dias 17 e 19 de setembro, a Câmara de São Lourenço foi representada por Maria Clara Catapano Xavier Ribeiro, aluna do 3º ano da Escola Estadual Dr. Humberto Sanches. Ela e os demais adolescentes debateram e aprovaram propostas relacionadas ao tema “Juventude e Direitos Culturais”.
Durante os três dias de atividades, os participantes exerceram os princípios democráticos: trabalharam em grupos, discutiram, votaram e defenderam ideias na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A Plenária Estadual, realizada no dia 19/09, sexta-feira, foi transmitida pela TV ALMG. Ao final, 12 propostas foram aprovadas e entregues aos deputados estaduais, por meio da Comissão de Participação Popular. As sugestões dos jovens poderão se transformar em projetos de lei, indicações ou requerimentos.
“Encontrei o que esperava e ainda mais. Os três dias foram marcantes na minha vida, pois tive a oportunidade de conhecer pessoas inteligentes e com os mesmos propósitos que os meus. Foi um ambiente acolhedor e maravilhoso, onde me diverti demais, fiz novas amizades que estão no meu coração”, declarou a estudante de São Lourenço, Maria Clara, de 17 anos.
Entre as propostas priorizadas estão a criação de centros culturais comunitários, a valorização das culturas afro-brasileira e indígena no calendário escolar, a reserva de recursos do Fundo Estadual de Cultura para iniciativas jovens e a instituição de plataformas digitais para preservação e divulgação do patrimônio cultural.
O Parlamento Jovem de Minas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, executado por Câmaras Municipais do estado, por meio das Escolas do Legislativo. O programa tem como objetivo incentivar a participação cidadã, ampliar o conhecimento sobre política e aproximar os jovens das instituições democráticas.
Durante a Plenária Estadual, os estudantes também definiram o tema da próxima edição do projeto: “Inclusão social da pessoa com deficiência e neurodivergência”. A escolha foi realizada de forma híbrida. Além dos jovens que estavam presencialmente em Belo Horizonte, puderam votar os demais participantes do PJ em todo o estado, por meio de um link.
Como funciona o Parlamento Jovem
O projeto tem cerca de oito meses de duração. As oficinas oferecidas pela Câmara de São Lourenço são organizadas à luz da formação cidadã, com dinâmicas de grupo propostas por filósofos, advogados, cientistas sociais e historiadores, entre outros profissionais. As atividades são interativas, lúdicas e instigantes, tratando do surgimento da democracia, da divisão dos três poderes e das atribuições de cada um deles.
Todas as propostas são colocadas em votação na chamada Plenária Municipal. Os jovens se sentam nas cadeiras dos vereadores, dentro da sede da Câmara de São Lourenço. Eles avaliam cada item, discutem e fazem destaques (um comparativo às emendas). Além disso, devem priorizar aquelas que desejam levar à próxima etapa.
As propostas priorizadas seguem para a Plenária Regional, onde estudantes de diversos municípios se encontram para ter uma experiência legislativa ainda maior. São Lourenço está no Polo Conexão Sul com outras nove cidades. Como cada uma delas leva seu documento aprovado na fase anterior, é preciso conhecer todas as ideias e debatê-las em conjunto. Da mesma forma, as mais votadas vão para a Etapa Estadual, que ocorre todos os anos em Belo Horizonte.