Início Daniela Aparecida Amaral Bacha Câmara aprova uso de vagas preferenciais por pessoas no Transtorno do Espectro...

Câmara aprova uso de vagas preferenciais por pessoas no Transtorno do Espectro Autista

376

O projeto que autoriza passageiros e motoristas com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) a utilizarem as vagas reservadas a pessoas com deficiência nos estacionamentos e ruas de São Lourenço foi aprovado nesta segunda-feira (27/08).  De acordo com o texto, de autoria do vereador Ricardo Luiz Nogueira (PSD), a Prefeitura ficará encarregada de  fornecer as credenciais.

Segundo a Associação de Amigos do Autista (AMA), os TEAs são um grupo de condições caracterizadas por algum grau de alteração do comportamento social, comunicação e linguagem, e por um repertório repetitivo de interesses e atividades, sendo que as pessoas com o diagnóstico frequentemente têm condições como epilepsia, depressão, ansiedade e déficit de atenção e hiperatividade.

Também foi aprovado o projeto que determina que o processo de municipalização de escolas estaduais somente possa ocorrer se houver aprovação pelo Poder Legislativo  e realização audiência pública para debater o assunto. A matéria foi proposta pela vereador Daniela Bacha (AVANTE).

Outro texto que recebeu voto favorável no Plenário concede o Título de Cidadão Honorário de São Lourenço ao 1º Sargento Marcus Vinícius da Silva Esteves. A autora do Decreto 330/2021 é Marisol Gomes (PSD). A sessão solene com a entrega da homenagem ainda será marcada.

Em tramitação

Está em análise na Câmara o projeto 3084/2021, que determina a publicação nas redes oficiais da Prefeitura da lista de espera dos pacientes que passarão por consultas, exames e intervenções cirúrgicas. O texto, proposto por Daniela Bacha, foi aprovado em 1ª votação e ainda passará por mais uma apreciação em Plenário.

Ainda entraram em pauta os projetos de lei que declaram de utilidade pública a Oscip Gaia, ligada às causas animal e ambiental (de autoria de Patrícia Lessa – PTB), e a Associação Amor em Ação Mundial, que presta assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade (de Marisol Gomes).