Início Herbert Coletiva Semear SL São Lourenço terá o “Dia Municipal do Tempo de Plantar” para incentivar...

São Lourenço terá o “Dia Municipal do Tempo de Plantar” para incentivar o reflorestamento e consciência ambiental

31

close up picture of hand holding planting the sapling of the plant

   A Câmara Municipal de São Lourenço aprovou por unanimidade o projeto que institui o Dia Municipal do Tempo de Plantar, a ser comemorado anualmente no primeiro domingo de dezembro. Assim, a data passará a integrar o calendário oficial do município com os objetivos de estimular o plantio voluntário de árvores e promover a educação ambiental entre a população. O texto é de autoria do vereador Herbert Santo de Lima (PV) e foi encaminhado ao Poder Executivo para sanção.

   Entre as ações que podem ser realizadas na data estão as palestras, oficinas e os mutirões de plantio de árvores em áreas públicas, como praças, parques, margens de rios e espaços degradados. Campanhas educativas, especialmente aquelas com a participação de escolas e universidades, também estão previstas.

   De acordo com Herbert, o Dia do Tempo de Plantar é celebrado nacionalmente, configurando-se como um movimento de mobilização de voluntários de diversas cidades do Brasil. “A iniciativa visa à recuperação de áreas degradadas, o aumento da cobertura vegetal urbana e a sensibilização da população para a importância das árvores na regulação do clima e na qualidade de vida”, destaca o vereador.

   A nova medida autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com instituições públicas e privadas, como organizações ambientais, institutos de pesquisa, empresas e cooperativas, a fim de garantir a doação de mudas, a manutenção das árvores plantadas e a ampliação das ações de conscientização sobre sustentabilidade.

   Segundo a justificativa do projeto aprovado, a arborização urbana traz benefícios como a melhoria da qualidade do ar, o que reflete na saúde da população; a redução das ilhas de calor; a retenção de águas pluviais, ajudando a evitar enchentes; e o aumento da biodiversidade urbana, por meio da oferta de abrigo para pássaros e outros seres vivos. Ainda de acordo o texto, as árvores desempenham um papel fundamental na filtragem da poluição urbana, o que auxilia na redução da concentração de partículas nocivas na atmosfera.

   “Ao instituir o Dia Municipal do Tempo de Plantar, São Lourenço fortalece sua vocação para a sustentabilidade e incentiva a participação cidadã na construção de um ambiente mais verde e saudável”, explica Herbert. “Além disso, a iniciativa dialoga diretamente com as metas globais de desenvolvimento sustentável e com as necessidades locais de ampliação da arborização urbana, contenção da erosão e melhoria da qualidade do ar. O reconhecimento oficial dessa data permitirá uma mobilização mais efetiva e contínua, garantindo que essas ações tenham impacto duradouro no município”, completa o vereador.