
A Comissão de Proteção dos Animais da Câmara, conduzida por Aucioni Rufino de Souza (PSB), que está à frente da pasta, juntamente com Paulo Geovani (PSB) e Patrícia Lessa (PSB), realizou uma reunião com diversas instituições do município para tratar das demandas do setor em São Lourenço. A Casa Legislativa foi representada pelo presidente, Waldinei Alves Ferreira (PSB). Os vereadores Herbert Santo de Lima (PV) e Josafazinho Rodrigues (PP) também estiveram presentes. O encontrou ocorreu na última quinta-feira (12/06) e contou com a participação de representantes das Polícias Militar e Ambiental, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Meio Ambiente, do setor de Zoonoses do município, do Santuário Sítio da Estrela e da Oscip Gaia.
Na ocasião, cada instituição pôde expor suas maiores dificuldades. A vereadora Aucioni destaca o relato da Polícia Ambiental: “eles trabalham com pouco efetivo para atender a tantos chamados, principalmente de denúncias relativas aos maus tratos a animais”. A instituição é responsável por vários municípios da região, e não somente São Lourenço.
Já a Gerente de Zoonoses da Prefeitura, Thais Nakaoka de Matos, apresentou o balanço das atividades do Canil Municipal em 2025 e reforçou a necessidade constante de contar com Polícia Ambiental para a averiguação de denúncias relacionadas a maus tratos. Houve a cobrança de uma reforma nas dependências físicas do estabelecimento. Os vereadores foram convidados a conhecerem o local.
Durante a reunião, também foi ressaltada a necessidade de se implementar pelo menos uma Unidade Básica de Saúde Animal em São Lourenço (UBASA). Esse tipo de estabelecimento já existe em diversas cidades no país e é destinado a consultas e procedimentos veterinários, como medicação e aplicação de curativos, entre outros.
Além da implantação do atendimento básico, houve a demanda de se instalar um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Thomas Bacellar, um local como esse na região ajudaria no atendimento da grande demanda hoje existente.
Um dos encaminhamentos da reunião foi o compromisso de representantes da Prefeitura e da Câmara pleitearem recursos para a construção do Centro de Triagem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “O CETAS será muito importante para atender as demandas de animais silvestres da região, pois hoje sobrecarregamos o Sítio da Estrela”, destacou Aucioni. “É uma luta que vamos enfrentara juntos”, complementou a vereadora.