História

O município de São Lourenço está localizado no sul de Minas Gerais, às margens do Rio Verde, na região da Serra da Mantiqueira. É uma das estâncias hidrominerais mais importantes do Brasil e cidade polo do Circuito das Águas. A população é de 44.798 pessoas (censo IBGE 2022 – clique aqui para ver a pesquisa completa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O turismo e o comércio são as principais atividades econômicas.

Sua história se mistura à do Parque das Águas, cartão postal da cidade. São Lourenço era apenas um pequeno povoado até que, no século XIX, as propriedades das águas minerais foram descobertas. As notícias sobre a pureza das fontes, seus benefícios e sabores passaram a circular em toda a região.

Interessado na novidade, em 1890, Saturnino da Veiga adquiriu o terreno onde atualmente funciona o parque e fundou a Companhia das Águas Minerais de São Lourenço. Um ano depois, o povoado foi elevado à distrito de Carmo de Minas, sendo transferido para Pouso Alto apenas um ano depois.

A emancipação da cidade veio com o Decreto Estadual 7.562, de 1º de abril de 1927. Vinte anos depois, em 1947, foi instituída a Câmara Municipal de São Lourenço, com a presidência de Natal Luiz Pereira. E, finalmente, em 1948, deu-se início à primeira legislatura, com 16 vereadores. Atualmente, a Casa Legislativa tem 13 cadeiras em seu Plenário.

Arquivos de Gravações

Rádio Câmara