São Lourenço é vice-campeã da Gincana do Saber Mirim Regional

A Gincana do Saber Regional foi virtual e sediada pela Câmara de Paraguaçu

São Lourenço conquistou a segunda colocação na Gincana do Saber Mirim Regional de 2020, realizada nesta quinta-feira (03/12) de forma online. O município, por meio da Escola do Legislativo da Câmara, foi representado pelas estudantes Laura Nanes Penna, do 7º ano, e Sofia Pacheco Pinto Veloso, do 8º, ambas do Colégio Laser Solar dos Lagos. A competição, que nesta sexta edição foi promovida pela Câmara de Paraguaçu, é voltado a alunos do Ensino Fundamental II e testa os conhecimentos sobre a Constituição Federal.

De acordo com Laura, a experiência valeu muito mais do que a medalha: “Muito obrigada pela oportunidade de participar novamente! Ganhamos muito conhecimento sobre a Constituição, que é um assunto que poucos conhecem. Fiquei muito feliz de participar! Obrigada a todos por tudo!”.

A aluna Sofia concorda: “Fiquei feliz de ter sido convidada (PELA ESCOLA). E o mais importante é que ganhamos muito conhecimento, algo que iremos levar para sempre. Obrigada por tudo”

Os campeões da Gincana do Saber Regional foram os vereadores mirins de Pouso Alegre André Costa, da Escola Municipal Pio XII, e Maria Gabriella, do Colégio São José, que acertaram todas as questões. O terceiro lugar ficou com Paraguaçu, que teve como representantes os alunos Kauan Santiago e Leticia Castilho, ambos da Escola Estadual Pedro Leite.

Ao todo, foram feitas 20 perguntas sobre a Constituição em Miúdos, obra que trata da legislação brasileira com uma linguagem simples e livre de termos técnico-jurídicos, voltada a adolescentes entre 12 e 15 anos. O livro foi escrito pela diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, e lançado em parceria com o Senado Federal.

Gincana Municipal – São Lourenço

Laura e Sofia garantiram a vaga após venceram a Etapa Municipal da Gincana do Saber, da qual também participaram as duplas Alana Bonifácio da Silva e Sabrina Calixto da Silva Araújo, da Escola Estadual Humberto Sanches, e  Caio Gonçalves Jefferson de Souza e Erik Nascimento de Morais, do Colégio Dom Bosco. A competição foi promovida pela Escola do Legislativo de São Lourenço em novembro também virtualmente.

Para se prepararem para a Gincana do Saber de São Lourenço, todos os estudantes participaram de oficinas online com a diretora da Escola do Legislativo de São Lourenço, Mayara Gouvea, e os professores orientadores Monize Guimarães e Evaldo Silva, que atuaram como voluntários e parceiros do projeto. Após a realização da Etapa Municipal, Laura e Sofia deram continuidade aos estudos da Constituição em Miúdos.