A Câmara de São Lourenço se reuniu com o novo Comandante do 57⁰ Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Mauro César de Souza, na tarde desta quinta-feira (04/09). O encontro foi solicitado pelo presidente da Casa Legislativa, Waldinei Alves Ferreira, com o objetivo de discutir os desafios e as possíveis soluções para as questões de segurança pública na cidade.
O Tenente-coronel foi acompanhado do Capitão Aloísio Vargas Júnior, que está temporariamente no cargo de Subcomandante do 57⁰ Batalhão. Além de Waldinei, estiveram presentes os vereadores Aucioni Rufino de Souza, Daniela Aparecida Amaral Bacha, Josafazinho Rodrigues, Herbert Santo de Lima, Mariane Papini, Paulo Geovani Silva de Almeida e Rodrigo Martins de Carvalho.
Alguns dos assuntos tratados foram as características específicas da cidade enquanto Polo turístico, como a realização de diversos eventos ao longo do anos e a grande circulação de ônibus, com o consequente aumento do tráfego.
Os vereadores ressaltaram os problemas relacionados aos barulhos emitidos pelas motocicletas cujos proprietários retiram os silenciadores dos escapamentos. A Polícia esclareceu que é possível reforçar a fiscalização por meio de um convênio entre a PM e a SLTrans.
A Câmara também pediu maior patrulhamento nos bairros e nas áreas próximas às escolas, principalmente nos horários de entrada e saída das aulas. Alguns vereadores afirmaram que constantemente há brigas entre alunos.
A Polícia Militar afirmou que irá estudar as formas de viabilizar as solicitações feitas e também explicou sobre os novos sistemas de segurança disponíveis. Um deles, por exemplo, é voltado ao rastreamento de veículos furtados, enquanto outro realiza o reconhecimento facial por meio de câmeras. Segundo a PM, as tecnologias podem ser trazidas para São Lourenço mediante um investimento do Poder Público, auxiliando na fiscalização e coibindo a prática de crimes.