Cinco autoridades brasileiras receberam o Título de Cidadão Honorário de São Lourenço em uma Sessão Solene da Câmara Municipal, realizada na manhã do último sábado (30/09), no Hotel Guanabara. As homenagens foram propostas por vereadores durante a Legislatura 2017-2020.
A Sessão Solene foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de São Lourenço, Waldinei Alves Ferreira. Também estiveram presentes os vereadores Aucioni Rufino de Souza, Daniela Aparecida Amaral Bacha, Herbert Santo de Lima, Luiz Antônio de Almeida, Patrícia Lessa e Rodrigo Martins de Carvalho.
A primeira entrega foi feita ao ex-deputado federal e estadual Olavo Bilac Pinto Neto. Ele também foi Secretário de Estado de diferentes governos de Minas Gerais. O homenageado foi representado pelo ex-prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves. O título foi proposto por William Rogério de Souza.
O segundo título foi entregue pela Câmara ao Promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda. Ex-chefe da Coordenadoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Ministério Público de Minas Gerais, escritor e presidente da Academia de Letras do MPMG, foi indicado por Orlando da Silva Gomes. Na ocasião, o homenageado foi representado pelo Juiz Auro Aparecido Maia.
Em seguida, Bruno Terra Dias, Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, foi presencialmente receber a honraria das mãos do ex-vereador Helson de Jesus Salgado, que também foi vereador na Câmara na Legislatura 2017-2020. O magistrado também é escritor e membro do Instituto Histórico e Geográfico.
O próximo Título foi entregue pela Câmara ao General Henrique Martins Sobrinho, que já ocupou o cargo de Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército. O homenageado não pôde comparecer e foi representado pelo Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de São Lourenço, 1º Tenente Júlio César Ferreira. Ele também gravou um vídeo em agradecimento à cidade. A indicação foi feita pelo Vice-Prefeito Agilsander Rodrigues da Silva, quando era vereador na Casa Legislativa.
O encerramento do evento se deu com a entrega do Título de Cidadão Honorário ao Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) José Afrânio Vilela. O homenageado era Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais quando houve a aprovação em Plenário. Ele veio de Brasília para receber presencialmente a honraria. Em seu discurso, destacou a importância das águas de São Lourenço e da preservação do meio ambiente pelo município, tendo em vista a revelância de seus recursos naturais para o país e o mundo. A indicação foi feita por Natanael Paulino de Oliveira.