A Câmara de São Lourenço aprovou a criação do Dia Municipal do Rio Verde, a ser celebrado anualmente em 2 de outubro. A data tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da preservação e da revitalização do principal rio que corta o município e seus afluentes. A proposta é de autoria do vereador Herbert Santo de Lima (PV) e foi aprecidada na última sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (06/10). O projeto agora segue para sanção do Poder Executivo e entrará em vigor após a publicação.
De acordo com o texto, a Prefeitura poderá desenvolver atividades educativas, culturais e sociais voltadas à valorização do Rio Verde, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Cultura e Turismo. O projeto também prevê a realização de campanhas de educativas, mutirões de limpeza, plantio de árvores, palestras, seminários e passeios ecológicos.
Segundo Herbert, a proposta busca incentivar ações permanentes de cuidado com o Rio Verde, estimulando o uso responsável dos recursos hídricos. O vereador justificou a escolha do dia 02 de outubro. Ele explicou que é a data de fundação da Vila de Santo Antônio do Vale da Piedade da Campanha do Rio Verde (atual município de Campanha), considerada o berço histórico do Sul de Minas.
“O Rio Verde é patrimônio natural e histórico de São Lourenço e da região, sendo o principal manancial de abastecimento de água do município (…)”. destacou o vereador. “Hoje, de forma lamentável, São Lourenço destina 100% do seu esgoto in natura para o Rio Verde, contribuindo para a poluição e degradação deste importante recurso. É preciso reconhecer essa realidade como um desafio a ser superado por meio de investimentos e políticas públicas eficazes, visando não apenas mitigar os danos ambientais, mas também garantir mais saúde e qualidade de vida para a população”, completou Herbert.