Câmara aprova programa que substitui gramas de crescimento acelerado por espécies nativas

112

    A Câmara de São Lourenço aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (08/12), o programa que promove a substituição de gramas de crescimento acelerado por espécies nativas, a exemplo da batatais, em áreas públicas da cidade. O projeto é de autoria do vereador Herbert Santo de Lima (PV) e segue para a sanção do Poder Executivo.

    De acordo com Herbert, o chamado Programa Municipal de Substituição de Gramíneas por Gramas Nativas vai trazer economia para a cidade, pois o gasto inicial de troca das espécies é compensado pela necessidade de pouca manutenção.  “A presença de gramíneas como a braquiária, de crescimento rápido e intenso, exige capinas frequentes, principalmente no período chuvoso, elevando os custos com mão de obra, equipamentos e terceirizações”, explica Herbert.

    Segundo a nova legislação, deve-se priorizar a substituição das gramíneas em parques, praças, canteiros centrais e áreas de lazer; em margens de rios e córregos; em espaços próximos a equipamentos comunitários, como escolas, postos de saúde e unidades esportivas; em terrenos sujeitos a ocupações irregulares ou descarte ilegal de resíduos. O texto prevê que o Executivo firme parcerias com instituições de pesquisa, viveiros, produtores rurais e empresas privadas para a produção e o fornecimento de sementes e mudas.