Câmara entrega na sexta título de Cidadão Honorário a Adauto Cardoso

494
Adauto Lúcio Cardoso

A Câmara vai entregar nesta sexta-feira (14/06), às 20h, o título de Cidadão Honorário de São Lourenço ao advogado Adauto Lúcio Cardoso. A homenagem foi aprovada por meio do Decreto 367/2024, de autoria da vereadora Daniela Aparecida Amaral Bacha (PDT). O evento será realizado na sede da Casa Legislativa (Alameda Dr. Gabriel Avair, 58).

Adauto nasceu em Três Corações, em 30 de outubro de 1961, e viveu parte de sua infância e adolescência em Brasília. Após a perda prematura de seu pai, aos 46 anos, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Em 1978, o homenageado veio com a mãe para São Lourenço, já que o tio estava à frente do Banco do Brasil na cidade. Segundo a justificativa apresentada pela vereadora Daniela, essa também foi a primeira profissão de Adauto. Ele ingressou por meio de Concurso Público no Banco de Crédito Real de Minas Gerais S.A. como escriturário e chegou à gerência da instituição. Paralelamente, começou a participar de grupos de oração, de formação do movimento negro e abriu um restaurante.

No entanto, Adauto foi transferido para Varginha e, em 1994, iniciou o curso de Direito. Um ano depois, tirou o CRECI e se dedicou à atividade de corretor de imóveis. Não deixou de frequentar São Lourenço, onde sua mãe e a família da esposa residiam. Ainda de acordo com o projeto do decreto que concedeu o título, quando o Banco de Crédito Real foi extinto, em 1996, Adauto retornou para a cidade e fundou uma imobiliária.

Durante os dois mandatos do ex-prefeito Clóvis Aparecido Nogueira, foi secretário municipal de Ação Social, quando promoveu a primeira distribuição de lotes urbanizados no Bairro Nossa Senhora de Lourdes; de Obras Públicas, implementando o calçamento de diversas ruas da cidade; de Esporte, Lazer e Turismo, com participação na criação da Ilha Municipal Antônio Dutra e na implantação do Trem das Águas; de Saúde, cuidando da reforma e informatização das UBSs; de Coordenação e Planejamento. Também foi diretor-presidente do SAAE, onde corrigiu os salários dos servidores, construiu reservatórios e redes de captação de águas pluviais e concluiu a instalação de hidrômetros em toda a cidade.

Em 2006, Adauto fundou um escritório de advocacia em São Lourenço. Com a vitória do ex-prefeito José Sacido Barcia Neto, ele voltou à política e ocupou os cargos de secretário municipal de Coordenação e Planejamento e diretor-presidente do SAAE. Hoje atua como advogado e membro do Conselho da 19ª Subseção da OAB/MG na gestão 2022/2024. Tem quatro filhos e é casado.