Câmara garante criação da carteira de identificação do diabético

Os vereadores de São Lourenço aprovaram nesta terça-feira (06/12) o projeto que cria a Carteira de Identificação e Informação do Paciente Diabético. O texto, de autoria do Poder Executivo, define que o documento seja preenchido com o número do cartão do SUS, contatos de emergência, recomendações para o tratamento de urgência, grupo sanguíneo e indicativo da doença (tipo 1 ou 2).

De acordo com a justificativa do projeto feita pela Prefeitura, uma das complicações mais comuns nos diabéticos é o pico de hipoglicemia ou hiperglicemia, acarretando perda de consciência, suor excessivo, confusão mental e coma metabólico. Assim, “necessitam ser socorridos em ambientes públicos e, muitas vezes, estão desacompanhados, o que poderá resultar em condutas desnecessárias”, como aplicação de glicose. O texto ainda ressalta que nos momentos de crise, o paciente pode parecer alcoolizado, levando à banalização dos sintomas e o colocando em risco de morte.

A carteira deverá ser preenchida na Unidade Básica de Saúde onde o usuário tem cadastro e todas as consultas serão registradas no verso. A apresentação do documento vai ser indispensável para a entregue de medicação ou materiais fornecidos pelo SUS para o monitoramento da doença.