Câmara institui “Prêmio João Bosco de Carvalho” para jovens e instituições que desenvolvem ações de relevância social

87

  A Câmara aprovou por unanimidade a criação do “Prêmio João Bosco de Carvalho”, na sessão ordinária desta semana, realizada na terça-feira (28/10). Por meio da iniciativa, serão homenageados jovens de até 29 anos que se destacaram em ações sociais, educacionais, culturais, ambientais ou políticas. Também poderão receber a honaria instituições e entidades que desenvolveram ações de interesse público e benefício social.

  O Projeto de Resolução 18/2025 é de autoria da vereadora Daniela Aparecida Amaral Bacha (PDT), com apoio de Aucioni Rufino de Souza (PSB), Herbert Santo de Lima (PV), Mariane Silva Papini (PP) e Rodrigo Martins de Carvalho (PSD). Segundo a medida, os agraciados serão escolhidos por uma comissão específica, composta por representantes da Câmara, da sociedade civil, da comunidade acadêmica e de organização da juventude. Cada vereador ou entidade poderá indicar apenas um nome ou instituição por edição.

  O prêmio leva o nome do ex-vereador João Bosco de Carvalho, que faleceu em julho deste ano. Ele foi vereador por cinco mandatos e ocupou a presidência da Câmara por três anos. Em 2015, inaugurou a Escola do Legislativo “Mário Calvão da Silveira”, que desenvolve ações de capacitação para vereadores e servidores e projetos voltados à educação para a democracia, como a Câmara Mirim, o Parlamento Jovem e a Gincana do Saber.

   “O presente projeto (…) é uma forma de eternizar a memória e o legado de um homem cuja vida foi marcada pela fé no ser humano, pela dedicação à comunidade e pelo amor à educação. João Bosco de Carvalho foi mais do que um vereador. Foi um sonhador que acreditava no poder transformador do conhecimento, um entusiasta da juventude, um homem que enxergava na política o mais nobre instrumento de construção do bem comum. Seu nome está entrelaçado à história da Escola do Legislativo, da qual foi um dos grandes idealizadores e defensores. Acreditava que a formação cidadã não se ensina apenas nos livros, mas se vive no exemplo, na escuta e no compromisso com o conhecimento”, destacou a vereadora Daniela Bacha.

   As indicações dos homenageados deverão ser encaminhadas à Mesa Diretora da Câmara Municipal até 60 dias antes da sessão de entrega do Prêmio, acompanhadas de justificativa e documentação comprobatória das ações desenvolvidas. A Comissão Especial que fará a escolha final dos agraciados será composta por três vereadores indicados pela Mesa Diretora da Câmara; dois representantes da sociedade civil ; um membro da comunidade acadêmica ou educacional e um integrante de organizações de juventude.

   Ainda de acordo com o projeto aprovado, a Comissão Especial deverá observar dedicação e serviços prestados à comunidade; protagonismo social e/ou juvenil; contribuição para a melhoria da qualidade de vida da população; impacto positivo e relevância social das ações; promoção da cidadania, da ética e da participação democrática.