Câmara realiza terceira sessão ordinária do ano: saiba mais

População acompanha a sessão com medidas de distanciamento - 22.02.21

Está em tramitação na Câmara de São Lourenço o projeto que propõe uma contribuição financeira de até R$ 9.954 à Associação Circuito Turístico das Águas – CTÁGUAS, da qual o município participa como membro. O valor é o mesmo que foi pago no ano passado. O texto, enviado pela Prefeitura, foi lido durante a 3ª sessão ordinária de 2021, realizada nesta segunda-feira (22/02). A medida prevê que a liberação dos recursos esteja condicionada à formalização de um termo.

De acordo com o Poder Executivo, o objetivo é consolidar o apoio mútuo entre o Poder Público e a associação, “visando incentivar a criação e manutenção dos programas turísticos no âmbito do Circuito das Águas, no qual figura o nosso município de São Lourenço”. O projeto de lei 3038/21 será analisado pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final antes de entrar em votação.

Também foi lido o texto que nomeia de “Adilson Custódio” o lago do bairro Solar dos Lagos. De acordo com a justificativa do autor do projeto de lei 3037/21, vereador William Rogério de Souza (SOLIDARIEDADE), o homenageado se comprometeu com a preservação e e manutenção do local: “adquiriu toldos para a praça, pintou os bancos, ajudou na compra de madeiras para os quiosques”. Ele nasceu em 1942 e faleceu em outubro do ano passado.

Requerimentos

O primeiro requerimento aprovado foi da vereadora Marisol Faria do Nascimento Gomes (PSD). Diante das restrições no funcionamento do comércio local devido à pandemia, ela questionou se há um plano de recuperação econômica e se o mesmo envolve a participação popular. Já Gustavo Luiz Rodrigues Ribeiro (AVANTE) pediu informações sobre as adequações do aeródromo de São Lourenço às agências da ANAC, como a mudança do gestor do local e o emprego da mão de obra de trabalhadores capacitados com o curso A.V.S.E.C.

William Rogério de Souza (SOLIDARIEDADE) solicitou explicações relativas ao funcionamento e operacionalização da fiscalização do trânsito de bicicletas, skates, patins, patinetes, triciclos e similares, conforme disposição da Lei Municipal 2704/2005. Waldinei Alves Ferreira (PV) perguntou se existe um projeto de infraestrutura para o bairro Alto Santo Cruzeiro, como obras de calçamento, iluminação e saneamento. O vereador também pediu informações sobre prazos.

Cristiano Valério (PTB) questionou se foi feito um plano de construção de redes de captação de águas pluviais nos novos loteamentos da cidade e se eles possuem licença ambiental e estudo de impacto. Rodrigo Martins de Carvalho (PSDB) também falou sobre essa questão e indagou se há um programa para solucionar o problema de alagamento no Beco 901. Ele ainda quis saber sobre o setor da Prefeitura que é responsável pelo assunto, prazos e consultas à população.