Escola Estadual Túlio Bento será construída com crédito aprovado pela Câmara

Estudantes, professores e funcionários da Túlio Bento acompanham a votação

O projeto de lei 3191/2023, que abre crédito especial no valor de R$ 5.843.629,92 para a construção de um prédio próprio da Escola Estadual Professor Túlio Bento, foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (18/04). A instituição oferta o Ensino Médio e o EJA (Educação de Jovens e Adultos) no período noturno, no bairro Nossa Senhora de Lourdes.

Atualmente, as aulas da Túlio Bento acontecem no espaço da Escola Municipal Manoel Monteiro. De acordo com o projeto, a verba será recebida por meio de um convênio com a Secretaria de Estado de Educação, que deve arcar integralmente com a construção do prédio em um terreno doado pela Prefeitura no mesmo bairro.

“Quando o governador Romeu Zema esteve presente anunciando um repasse para o Hospital de São Lourenço, corremos para entregar a ele os documentos elaborados pelo diretor Flávio solicitando a realização da tão sonhada obra. E isso finalmente se concretizou”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Martins de Carvalho (PSDB). Ele também parabenizou o prefeito Walter José Lessa (PTB), já que a matéria é de autoria do Poder Executivo.

“Considerando o compromisso com a educação, bem-estar e o fato da escola estar situada em um bairro com evidente vulnerabilidade social, solicita-se especial atenção, olhar e apoio diante da realidade vivenciada pela comunidade, promovendo a construção de um prédio próprio para funcionamento, tendo em vista que o terreno foi doado pelo município e legalizado para essa finalidade”, diz um trecho da justificativa assinada pelo prefeito.

O diretor Flávio Guerra ressaltou que, desde o início do funcionamento da escola, em 2014, havia a expectativa de uma sede própria. “Nosso espaço hoje é limitado e chegamos a perder de 10% a 15% dos alunos devido à mudanca para o turno da noite. Não podemos fazer adequações físicas, pois o prédio é da Manoel Monteiro, com salas desenhadas para crianças, e não há laboratório de informática. Com a obra, poderemos atender melhor nossos alunos, que são adolescentes, ter lugares para guardar os livros didáticos, acomodar o setor administrativo e oferecer aulas de reforço no contraturno e de manhã”, explicou.