Estudantes de São Lourenço participarão de gincana sobre a Constituição Federal

No mês em que a nossa Constituição Federal completa 34 anos, a Câmara de São Lourenço, por meio da Escola do Legislativo, promove a quarta edição da Gincana do Saber Mirim Municipal. Na próxima quinta, dia 20 de outubro, às 16h, alunos do 6º ao 9º ano vão participar desse divertido jogo de perguntas e respostas sobre a lei maior do Brasil. Cada escola participante será representada por uma dupla de estudantes. É permitido trazer torcida.

Os parceiros do projeto são os Colégios Alere, COC e Dom Ferraz e as instituições de ensino da rede estadual Antônio Magalhães Alves (Polivalente) e Dr. Humberto Sanches. A Escola do Legislativo solicita que cada escola traga um professor responsável ou coordenador. A dupla que ficar em primeiro lugar vai representar São Lourenço na Etapa Regional da Gincana do Saber, que será realizada na Câmara de Poços de Caldas entre os dias 24 de outubro e 04 de novembro.

A competição testa o conhecimento dos participantes sobre a Constituição Federal de uma forma leve e descontraída, valorizando o aprendizado e o reconhecendo como o troféu mais valioso. Todas as perguntas feitas durante a Gincana do Saber são tiradas da “Constituição em Miúdos”, obra que explica sobre as leis brasileiras usando uma abordagem nada burocrática e de fácil compreensão, por meio de uma narrativa própria para a faixa etária de 11 a 14 anos. O livro, da autora Madu Macedo, foi lançado pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, em parceria com o Senado Federal.

O objetivo do projeto é inserir o ensino da cidadania e do direito constitucional no cotidiano de crianças e adolescentes, incentivando-os a se interessarem pelo assunto e formando adultos conscientes e participativos. Por esse motivo, os estudantes que participarão da Gincana do Saber frequentaram oficinas semanais coordenadas pela Escola do Legislativo de São Lourenço.