O Parlamento Jovem está chegando em São Lourenço: lançamento será na próxima quarta, 30/03, com o tema “Saúde Mental”

Mais de 80 cidades se reúnem na capital mineira para o encerramento do Parlamento Jovem 2018

A Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo, convida todos os estudantes de São Lourenço que estejam matriculados no Ensino Médio ou no 9º ano do Ensino Fundamental II para o lançamento do Projeto Parlamento Jovem de Minas (PJ), no dia 30 de março, às 16h, em sua sede (Alameda Dr. Gabriel Avair, 58). “Saúde Mental do Jovem” será o tema trabalhado em 2022. Na ocasião, a psicóloga Luciane Villela Junqueira apresentará o assunto por meio de uma dinâmica.

O PJ é um projeto da Assembleia Legislativa desenvolvido por São Lourenço e outras 129 cidades de Minas Gerais. Como o próprio nome diz, os estudantes se sentam nos lugares dos vereadores e deputados para criar programas, leis e propostas que visem desenvolver políticas públicas para alguma área específica. No caso, eles terão que pensar em maneiras de promover o bem estar e a saúde mental do jovem, seja por meio da prevenção ou tratamento. Essas ideias serão debatidas entre os jovens de todos os municípios participantes e levadas à ALMG, em Belo Horizonte.

O objetivo é despertar a vontade de contribuir com a sociedade. Por isso, antes da entrega das propostas, os alunos são trazidos para dentro Câmara Municipal, onde participam de diversas oficinas interativas, lúdicas e instigantes com profissionais voluntários capacitados. Em São Lourenço, as atividades serão realizadas todas as quartas-feiras, das 16h às 17h.

Como funciona

Com o aprofundamento dos conhecimentos nas oficinas, os estudantes elaboram as propostas. Tais ideias são colocadas em votação na chamada Plenária Municipal, que geralmente é realizada entre junho e julho. Os jovens se sentam nas cadeiras dos vereadores, dentro da sede da Câmara de São Lourenço. Eles avaliam cada item, discutem e fazem destaques (um comparativo às emendas).

As propostas aprovadas seguem para a Plenária Regional, em Maria da Fé, onde estudantes de diversas cidades do Sul de Minas se encontram para ter uma experiência legislativa ainda maior. Cada município leva suas ideias. Elas são debatidas e as escolhidas, encaminhadas para a Etapa Estadual.

Em Belo Horizonte, são três dias de vivência política e temática. No último deles, é realizada a Plenária Estadual. Já no lugar dos deputados e com transmissão ao vivo da TV ALMG, os estudantes discutem e votam nas melhores propostas. O documento final é entregue aos deputados, que podem aproveitar as ideias dos jovens para a elaboração de indicações, requerimentos e projetos de lei, como já aconteceu em várias edições do projeto.