A Câmara Municipal de São Lourenço receberá, na próxima terça-feira (08/07), às 15h, as sugestões da população sobre a aplicação do dinheiro público. A audiência da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2026 acontecerá na sede da Casa Legislativa (Alameda Dr. Gabriel Avair, 58) e os microfones estarão abertos para qualquer cidadão que quiser opinar ou esclarecer dúvidas. Não é necessário se cadastrar antecipadamente. As inscrições para fala serão feitas na hora.
A audiência pública é promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento, composta por Ricardo Toddy – presidente (PSDB), Marcelo do Jornal (PSDB) e Rodrigo do Chiquinho (PSD). A pasta vai analisar as sugestões recebidas durante o evento, juntamente com a Secretaria Jurídica da Câmara, que verifica a legalidade e constitucionalidade de cada demanda. Os pedidos feitos pela população podem ser incluídos na LDO por meio de emendas.
O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias é enviado todos os anos pela Prefeitura de São Lourenço, detalhando a destinação de cada recurso e definindo as prioridades para o ano seguinte. No texto é necessário prever todas as despesas da Administração Municipal em 2026, como pagamento de servidores, manutenção das unidades básicas de saúde e obras. O documento está disponível no seguinte link: https://www.legislador.com.br/legisladorweb.asp?WCI=ProjetoTexto&ID=332&inEspecie=1&nrProjeto=38&aaProjeto=2025
“Esse é o momento certo de solicitar investimentos específicos, como a reforma de uma escola ou a construção de uma praça em determinado bairro. As despesas do Poder Executivo precisam estar planejadas e a LDO é uma das ferramentas para isso. Caso alguma demanda não esteja contemplada no projeto enviado Prefeitura, a população poderá fazer a solicitação. Então será possível incluir os pedidos dos cidadãos no projeto”, explicou o presidente da Comissão, Ricardo Toddy.
A LDO orienta a aplicação dos recursos públicos para o ano seguinte. Obrigatoriamente o projeto é votado pelo Legislativo, que pode fazer modificações no texto inicial, que é o mesmo indicado no link acima. Após a aprovação, ele serve como base para a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual), que traz todo o detalhamento dos valores de acordo com a previsão da receita municipal.