Ruídos excessivos de escapamento poderão gerar multa em São Lourenço

145

Os proprietários de veículos com emissões de ruídos de escapamento acima do permitido poderão ter que pagar uma multa em São Lourenço de R$ 265,90. O valor pode dobrar em caso de recorrência. Se mesmo assim houver mais uma reincidência a quantia quadruplicaria, ou seja, chegaria a R$ 1.063,60. A matéria entrou em pauta na sessão ordinária desta segunda-feira (13/02) e é de autoria do vereador William Rogério de Souza (SOLIDARIEDADE).

“É notório que os dispositivos e acessórios colocados em escapamentos automobilísticos intensificam, sobremaneira, o ruído emitido além das normas de trânsito estabelecidas e limites impostos por lei, infringindo também a legislação ambiental no tocante ao excesso de barulho”, afirmou William na justificativa apresentada ao Plenário.

O vereador ressalta que ruídos acima de 85 decibéis são prejudiciais à saúde e que uma motocicleta ou outro veículo com o escapamento alterado pode chegar a emitir 118 decibéis, o que provocaria “inúmeras anomalias auditivas, razão pela qual se faz necessária a implementação de normas legais, bem como fiscalização rigorosa que visem coibir os barulhos (…)”.

William ainda salienta que o projeto é uma demanda da população, que tem se incomodado com os ruídos emitidos por escapamentos em São Lourenço. Ele completa: “O Artigo 30  (I-II) da Constituição Federal estabelece que o município tem competência para legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar legislação federal e estadual no que couber”.