Câmara Mirim

16

A Câmara Mirim é o mais novo projeto da Escola do Legislativo de São Lourenço. As atividades são voltadas a alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º) de instituições de ensino públicas e particulares da cidade Por meio dessa iniciativa, os jovens atuam como vereadores mirins de, levantando demandas do município e buscando possíveis soluções em decisões conjuntas tomadas em sessões ordinárias. O mandato é de um ano e o período é contado a partir da cerimônia de posse.

Os estudantes também aprendem sobre os principais pontos de nossa Constituição Federal, divisão dos três poderes e atribuições de cada um deles, entre outros assuntos. Todos os encontros são às quintas-feiras, das 17h30 às 18h30, na sede da Câmara. Nas três primeiras semanas do mês, ocorrem as oficinas e na última, a reunião ordinária.

O processo eleitoral dos vereadores mirins é realizado pelas escolas. Os próprios alunos votam em um titular e um suplente. Atualmente, há dez escolas na cidade que possuem o Ensino Fundamental II. Ao todo, sete instituições de ensino participam do projeto.