Projeto que cria semana para o primeiro emprego está em análise na Câmara

Um projeto que cria a “Semana da Orientação Profissional do Primeiro Emprego” está em tramitação na Câmara Municipal. O texto é de autoria do vereador Cristiano Valério (PTB) e prevê que o evento, voltado a estudantes a partir do 6⁰ ano do Ensino Fundamental, ocorra anualmente no mês de maio,  com palestras, entrevistas e discussões em grupo. A matéria foi lida durante a 8ª sessão ordinária de 2023, realizada nesta segunda-feira (03/04) e deve ser votada dentro dos próximos 45 dias.

Os objetivos da semana são instruir os estudantes sobre mercado de trabalho e orientá-los sobre a importância da qualificação profissional. Segundo o projeto, o Poder Público poderá firmar parcerias com a iniciativa privada para a promoção das atividades pedagógicas.

“A inserção do jovem no mercado de trabalho é um ponto a ser levado em consideração, pois as atuais condições e oportunidades são ainda limitadas, além da falta de orientação a esses estudantes, que, em sua maioria, não sabem qual profissão seguir”, destacou Cristiano.

Parlamento Jovem

O projeto vai ao encontro do Parlamento Jovem 2023, cujo tema é mercado de trabalho. A Câmara, a Escola do Legislativo, a Qualifica, o Sebrae Minas, o Grupo Unis, a Fábrica dos Sonhos e a CDL/ACE assinaram um Termo de Parceria para motivar os estudantes do projeto a debaterem sobre o assunto, com discussões sobre empreendedorismo, primeiro emprego, qualificação, vulnerabilidade social e inclusão.

O lançamento do PJ será no dia 12 de abril, às 17h, na sede da Câmara. A entrada é aberta à população. O evento contará com a participação das instituições parceiras. Para se inscrever basta comparecer e estar regularmente matriculado (a) no Ensino Médio em alguma escola da rede pública ou privada de São Lourenço.

O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, executado por mais de 150 câmaras municipais, e que desperta em estudantes do Ensino Médio a vontade de contribuir com a sociedade, por meio da participação política. Em São Lourenço, eles frequentam oficinas semanalmente e elaboram propostas reais de mudança, que são levadas pelos próprios adolescentes aos deputados estaduais, em Belo Horizonte, e podem se tornar programas oficiais ou leis, como já aconteceu em edições anteriores. O tema “Jovem e o Mercado de Trabalho” foi escolhido pelos alunos no ano passado.