Câmara devolverá R$ 600 mil ao município: segundo Prefeitura, foco é combater a dengue

Câmara aprova devolução de R$ 600 mil aos cofres públicos.

A Câmara de São Lourenço aprovou por unanimidade a devolução de R$ 600 mil do saldo existente em sua conta aos cofres públicos municipais. A Prefeitura informou que o valor será aplicado no tratamento de pacientes com dengue, em parceria com o Hospital Casa de Caridade São Lourenço. A votação do projeto de Decreto Legislativo 05/2024, de autoria da Mesa Diretora, foi realizada nesta quinta-feira (04/04), durante sessão extraordinária.

O repasse será feito de forma antecipada, ou seja, antes do encerramento do exercício financeiro de 2024, o que ocorre somente em dezembro. O Poder Executivo decretou situação de emergência na cidade devido ao aumento do número de casos de dengue. No início de fevereiro, um centro especializado de tratamento a pessoas com sintomas da doença foi inaugurado em São Lourenço.

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Governo de Minas, até o dia 01º de abril, São Lourenço registrou 1408 casos prováveis da doença. No início de março, eram 563. Ou seja, em praticamente um mês, o número mais que dobrou. O aumento nas suspeitas – o que também representa maior procura pelos serviços de saúde – foi de cerca de 60%.

Atuação legislativa

No dia 06 de março, a Câmara se reuniu com a direção do Hospital Casa de Caridade e com a Secretaria Municipal de Saúde para levantar as demandas da cidade em relação à dengue. A necessidade de ampliação temporária da estrutura de atendimento dos pacientes com suspeita e confirmação de dengue foi apontada por ambas as instituições.