Escritora Guiomar Paiva recebe Título de Cidadã Honorária de São Lourenço nesta sexta

A Câmara entrega nesta sexta-feira (08.07), às 20h, o Título de Cidadã Honorária de São Lourenço à escritora Guiomar de Paiva Brandão. O evento será na sede da Casa Legislativa (Alameda Dr. Gabriel Avair, 58, centro). A homenagem foi proposta pelo vereador Rodrigo Martins de Carvalho (PSDB), por meio do Projeto de Decreto 340/2022, aprovado por unanimidade em sessão ordinária.

De acordo com a justificativa do texto, Guiomar é membro das Academias Caxambuense de Letras e Poços-Caldense de Letras. A escritora também faz parte da Sociedade Mineira dos Poetas Vivos. Já recebeu vários prêmios, entre eles o troféu da Associação Paulista de Críticos da Arte de melhor autora infantil e o primeiro lugar no Concurso João de Barro, realizado em Belo Horizonte.  As conquistas foram pelas obras “Liga pra mim” e “Giramundo”, respectivamente.

Guiomar também escreve poemas para adultos e tem textos publicados em várias antologias.  Ela nasceu em Caxambu, mas atualmente mora em São Lourenço. “Suas obras estão presentes em bibliotecas de diversas escolas e há décadas ajudam crianças a imaginar, criar, pensar, ler e escrever”, ressaltou o vereador Rodrigo.