Vereadores homenageiam equipe de handebol de São Lourenço e Polícia Militar por atuação em ataque à Itajubá

A Polícia Militar de São Lourenço foi homenageada na Câmara Municipal com uma Moção de Congratulações pela atuação em Itajubá no fim de junho, quando houve o ataque de quadrilhas especializadas à cidade. A 305ª Cia TM do 57º Batalhão foi convocada para apoio.

“No deslocamento para o ponto estratégico, onde seria realizado um cerco aos infratores, que já tinham confrontado uma equipe de militares do Tático Móvel do 20º BPM e demais integrantes daquela unidade, acabaram se deparando com o comboio de 4 blindados fortemente armados. Neste confronto, o CB Magno, que atua em São Lourenço, foi atingido por disparos no braço, mas graças a treinamentos exaustivos, técnica de extração, primeiros socorros e remoção imediata ao hospital, já se encontra em recuperação”, afirmou a vereadora Marisol Gomes (PSD), autora da Moção de Congratulações.

Na noite do dia 22 de junho, a agência da Caixa Econômica Federal que se localiza no centro da cidade foi invadida por assaltantes, que deixaram quatro bombas no prédio. Os criminosos se dividiram em dois grupos. Um deles fuzilou o quartel da Polícia Militar e incendiou os carros da corporação para dificultar a ação da PM. Enquanto isso, o outro atacou o banco.

Estiveram presentes na sessão pela receber a Moção de Congratulações Major Souza, subcomandante do 57º BPM; Tenente Kobaiashi, comandante da 305ª Cia Tático Móvel e colegas, incluindo o Cabo Magno, que foi baleado.

Handebol

A equipe de handebol de São Lourenço também recebeu uma Moção de Congratulações da Câmara Municipal, por meio do vereador Cristiano Valério (PTB).  “O time leva o nome de nosso município com muito orgulho para diferentes partes do estado”, afirmou. Entre os títulos de maior relevância estão a conquista da Liga Minas e do Campeonato de Varginha, além do segundo lugar no Campeonato Mineiro.

“Há anos São Lourenço é destaque em todos os estados e até mesmo em nível nacional, seja revelando atletas para grandes equipes da modalidade ou mostrando ótimos desde as categorias de base até a equipe adulta. Ficam aqui nossos parabéns ao Professor China, profissional exemplar que conduz todo esse processo junto à Secretaria de Esportes, e aos atletas, que  a cada final de semana nos orgulham com sua entrega, dedicação e respeito”, ressaltou Cristiano.

De acordo com o documento apresentado pelo vereador, o esporte foi criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919, mas passou a ser reconhecido no Brasil dez anos depois. Em 1940, A Federal Paulista de Handebol foi fundada, dando um passo importante para a consolidação da modalidade. A Confederação Brasileira de Handebol, no entanto, foi instituída somente em 1979, em Aracaju, Sergipe. Atualmente, vários estados contam com equipes profissionalizadas, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo.