Nascentes poderão ser adotadas pela população para auxiliar combate a enchentes

A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira (21/08) a implantação do programa que permite a adoção de nascentes de São Lourenço por diversos setores da sociedade, como associações de bairros, escolas, estabelecimentos comerciais, sindicatos, órgãos públicos, indústrias, ONGs e cidadãos em geral.  A medida, proposta pelo vereador Cristiano Valério (PTB), agora segue para a sanção do prefeito Walter Lessa.

O programa “Adote uma Nascente” tem como objetivos conservar os recursos hídricos e as matas ciliares, recuperar mananciais já degradados e promover a participação da sociedade civil na questão ambiental. Segundo o projeto, a parceria deve ser feita por meio de convênio. Quem aderir ficará responsável, entre outras coisas, por delimitar e sinalizar a Área de Preservação Permanente (APP), prestar informações técnicas dos recursos naturais coletadas por profissionais devidamente habilitados, construir aceiros antes do período de seca a fim de evitar queimadas, realizar limpeza periódica com retirada de resíduos sólidos e investir em ações de prevenção a erosões quando o solo for suscetível.

“Todas as ações definidas irão contribuir para impedir que, ao chover, um volume muito excessivo de água escoe para dentro dos rios, córregos e ribeirões de nosso município, o que evitará enchentes”, declarou o vereador Cristiano Valério.

Matas ciliares e nascentes

As matas ciliares compreendem a vegetação próxima às margens dos rios, habitat natural de diversas espécies de animais. Funcionam como uma proteção natural dos cursos de água, já que as raízes fazem a contenção do solo, impedindo erosões e assoreamentos. São locais protegidos por lei da intervenção humana, configurando-se como APPs.

As nascentes afloram dos lençóis subterrâneos e originam lagos, rios e córregos. São mananciais, ou seja, fontes de água doce que garantem a sobrevivência dos seres humanos e o abastecimento das cidades.