Câmara garante aplicação de teste de glicemia em instituições de saúde de São Lourenço

O projeto que torna obrigatória a aplicação do teste de glicemia capilar nos hospitais, prontos-socorros e unidades básicas de saúde de São Lourenço foi aprovado por unanimidade nesta semana pela Câmara Municipal, durante sessão ordinária (24/04). A medida é voltada para pessoas com diabetes ou que apresentarem sintomas. “Um dos pontos importantes é evitar que algum procedimento seja feito sem que a equipe de atendimento saiba da doença. Como isso pode trazer sequelas, evita-se o erro médico”, destacou o vereador Ricardo Toddy (PSD), autor da proposta.

“Outro objetivo é diagnosticar ao máximo as crianças, pois quanto mais cedo se identifica o diabetes, menores serão as sequelas para o paciente. A gente só sabe da dificuldade que é ter um filho com a doença quando se acompanha o dia-a-dia. Então é muito importante garantir a qualidade de vida desses jovens”, concluiu Ricardo Toddy.

O texto determina que o teste também seja aplicado nos casos do paciente chegar desacordado nas instituições de saúde, mediante recomendação médica ou do corpo de enfermagem. O projeto seguiu para a sanção do Poder Executivo, que também deverá regulamentar as normas para a sua efetivação.