Câmara levanta necessidades e demandas do município em reunião sobre a dengue

A Câmara se reuniu na tarde desta quarta-feira (06/03) com a direção do Hospital Casa de Caridade São Lourenço e com a Secretária Municipal de Saúde, Erika Junger de Toledo Ramos, para falar do combate à dengue e do atendimento de saúde para casos suspeitos e confirmados da doença. A Casa Legislativa foi representada pelo presidente William Rogério de Souza (SOLIDARIEDADE), além dos vereadores Patrícia Lessa (PTB) e Ricardo Luiz Nogueira (PSD), e dos integrantes da Comissão da Saúde, Waldinei Alves Ferreira (PV), que está à frente da pasta, Rodrigo Martins de Carvalho (PSDB) e Cristiano Valério (PTB).

A necessidade de ampliação temporária da estrutura de atendimento dos pacientes com suspeita e confirmação de dengue foi apontada pelo Hospital e Secretaria de Saúde. Atualmente, há 563 possíveis casos da doença em São Lourenço, segundo o Boletim Epidemiológico. Desses, 74 estão confirmados e o restante se encontra em análise.

A Secretaria de Saúde orienta a população a procurar o Centro de Atendimento 24 Horas somente em casos graves e moderados. Já para os sintomas leves, a Prefeitura solicita que o paciente vá ao Centro de Atendimento à Pessoa com Dengue, localizado ao lado da Policlínica, no bairro Nossa Senhora de Fátima (Federal).

A intensificação do combate e atenção à COVID-19 também foi uma demanda levantada. Segundo a Prefeitura, houve 106 notificações em janeiro deste ano. Em fevereiro, o número de pacientes que apresentaram teste positivo para o vírus mais que dobrou e passou para 239.

Participaram da reunião pelo Hospital Casa de Caridade São Lourenço Gilson Ferrer Belém, Presidente do Conselho Curador; Márcio José Santiago Alves, Presidente da Diretoria Executiva; Hélio Antônio Maduro, Provedor; Eustáquio Tarcísio Silva, Diretor Administrativo; e Marlon Antônio Ferreira, Administrador.