Câmara declara Ecophalt como Entidade de Utilidade Pública de São Lourenço

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Ecophalt não tem fins lucrativos e foi criada em prol da defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

A Câmara aprovou nesta semana o projeto de lei que torna a Ecophalt uma Entidade de Utilidade Pública. A Organização da Sociedade Civil (OSC) não tem fins lucrativos. Segundo a presidente, Syllis Bezerra, foi criada em prol da defesa e conservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Em São Lourenço, realiza oficinas interativas nas escolas, com a construção de minhocários para a compostagem de resíduos orgânicos e a transformação dos mesmos em fertilizantes.

A proposta, de iniciativa da vereadora Marisol Gomes (PSD), foi aprovada por unanimidade na quarta sessão ordinária do ano, realizada na última segunda-feira (04/03). Na prática, a aprovação do projeto permite que a organização firme convênios com o Poder Público, reconhecendo que a instituição presta serviços de relevância à comunidade.

“A ECOPHALT é uma das entidades de referência nas questões relacionadas aos resíduos sólidos e também promove a logística reversa dos pneus inservíveis e outros resíduos especiais, como pilhas, baterias e lâmpadas. Em suma, contribui com a redução dos impactos ambientais e com a preservação dos recursos hídricos”, afirmou a vereadora na justificativa do projeto.

Sobre a  Ecophalt

A ECOPHALT existe há 11 anos, com sede da matriz em Praia Grande, estado de São Paulo. Surgiu a partir de um TCC do Curso de Logística na ETEC (Escola Técnica Pública Estadual) da cidade, realizando campanha de conscientização sobre o descarte correto dos pneus inservíveis.

Desde 2015, promove a educação ambiental sobre os resíduos sólidos e compostagem em escolas através do Programa EcoKids Composta, que também contempla outros  temas transversais, como Agenda 2030, coleta seletiva e proteção dos rios. A organização ainda realiza ações sócio-educativas com foco na ludicidade, a exemplo de teatros, oficinas e palestras interativas.

A Ecophalt já possui os títulos de Utilidade Pública Municipal de Praia Grande e Utilidade Pública Estadual de São Paulo. A organização se  instalou em São Lourenço há quase dois anos e neste mês irá inaugurar a segunda filial na cidade de Bayeux (pronuncia-se Baiê), na Paraíba.