Câmara rejeita veto do Executivo a projeto que torna obrigatório teste de glicemia em escolas

Os vereadores de São Lourenço rejeitaram nesta segunda-feira (05/09) o veto total do prefeito Walter José Lessa ao projeto que determina a disponibilização de testes de glicemia para estudantes com diabetes em escolas e creches da rede pública municipal. O texto também prevê a oferta de merenda escolar diferenciada, elaborada de acordo com recomendações de médicos e nutricionistas. Segundo a matéria, o cardápio especial pode ser oferecido a alunos intolerantes a lactose, celíacos, hipertensos e obesos.

Com a derrubada o veto, o Poder Executivo tem um prazo de 48 horas para promulgar a nova lei. Caso isso não ocorra, a própria Câmara deve fazê-lo. A partir de então, o texto  entra em vigor. O objetivo é acompanhar possíveis alterações súbitas de glicemia e evitar danos à saúde decorrente de alimentação não adequada.

O projeto 3130/2022 foi aprovado no dia 04 de julho. Já a  justificativa ao veto foi lida em sessão ordinária em  15 de agosto. Um dos motivos apontados pela Prefeitura foi a inviabilidade de disponibilizar profissionais da saúde dentro das escolas e/ou capacitar os funcionários da área da educação para realizar esse procedimento.