Comissão de Educação visita instituições de ensino municipais e avalia retorno às aulas

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de São Lourenço, formada pelos vereadores Ricardo Luiz Nogueira (PSD), Daniela Bacha (AVANTE) e João Ricardo Bolzoni Ilha (PTB), finalizou as visitas às instituições de ensino municipais nesta segunda-feira (21/03). De acordo com os vereadores, os objetivos foram levantar demandas e colher sugestões, por meio da  observação da rotina das escolas – com a retomada das aulas presenciais diante do cenário da pandemia de COVID-19 – e o acompanhamento da situação da infraestrutura dos prédios e das condições de trabalho.

Ricardo Luiz, presidente da pasta, afirmou que as demandas serão encaminhadas ao Poder Executivo e que se referem, por exemplo, às merendas e ocupação das salas. “O que mais me chamou a atenção de modo positivo foi a dedicação e empenho dos professores, diretores e colaboradores da rede. O patrimônio humano com certeza é o diferencial. A comissão continuará suas visitas de forma periódica e sempre que necessário”, ressaltou.

A vereadora Daniela disse que também observou outras necessidades relacionadas a “obras em andamento, recebimento dos equipamentos tecnológicos e suas instalações, capina e dificuldades psico-emocionais e de aprendizado no retorno após pandemia.” João Ricardo completou: “Vamos continuar nos aproximando, acompanhando e vendo de perto como os trabalhos estão fluindo e se há necessidade algum tipo de apoio específico que podemos oferecer via Câmara Municipal”.

Ao longo de três semanas, foram visitadas as creches Cida Costa, Noêmia Goulart Ferreira, Santa Marcelina e Carolina Forastieri Junqueira, além das Escolas Municipais Manoel Monteiro, Emílio Ábdon Póvoa, Melo Viana, Ismael Junqueira de Souza, Ida Mascarenhas Lage, Coronel Manoel Dias Ferraz e Frei Osmar Dirks.

“Eu acho muito importante esse acompanhamento e fiscalização, pois isso vai ajudar a reforçar o trabalho das escolas a partir do reconhecimento da realidade das instituições de ensino”, relatou Aline Fernandes, diretora da Melo Viana. Localizada no centro de São Lourenço e tombada como patrimônio histórico, foi a última a ser visitada pela Comissão.