Empoderamento, representatividade e inteligência social: Câmara vai celebrar o Dia da Mulher com mini palestras e mesas redondas

A Câmara Municipal de São Lourenço, por meio da Escola do Legislativo e da Procuradoria da Mulher, vai promover nesta sexta-feira (08 de março), a partir das 16h, uma celebração do Dia Internacional da Mulher, que contará com mini palestras interativas e mesas redondas com um bate-papo descontraído. O evento será aberto ao público e não é necessário fazer inscrição para participar.

A primeira mini palestra será logo depois da abertura da comemoração, com o tema “Conhecimento gera Poder de Criação: introdução à inteligência social”.  A atividade vai ser ofertada por Amanda Meireles, idealizadora do Clube SER +, que orienta o marketing humanizado entre empresas e prestadores de serviço, objetivando  o acesso de todos a um empreenderismo real, com abordagem afetiva e dinâmica.

Em seguida, Kelly Souza falará sobre  “Empreendedorismo Feminino e Resiliência: uma jornada inspiradora no mundo dos negócios”. A palestrante é fundadora de um salão focado em cabelos crespos, cacheados e ondulados. Segundo ela, seu objetivo é resgatar a autoestima das pessoas, se preocupando não só em trabalhar com estética, mas em desenvolver a confiança e a autenticidade do indivíduo.

A última mini palestra vai ser ministrada pela Diretora Estadual de Políticas para Pessoas com Deficiência da SEDESE (Governo de Minas), Ana Lúcia de Oliveira, que virá de Belo Horizonte para participar do evento em São Lourenço. Ela é pós-graduada em Políticas Públicas pela UFMG, advogada e consultora em Direitos da Pessoa com Deficiência. Também ocupa os cargos de Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/Contagem. O tema apresentado na Câmara será “Mulheres com deficiência e sua dupla vulnerabilidade”.

Cada atividade terá a duração de 45 minutos e haverá um intervalo entre elas. O público poderá fazer perguntas. Após o encerramento das mini palestras, haverá um coffee break. O evento vai ser retomado às 19h, com uma Mesa Redonda dividida em dois momentos.

Mesa Redonda

“Representatividade Feminina no Mercado de Trabalho e nos Espaços de Poder”. Este é o tema da primeira parte da Mesa Redonda, da qual participarão as duas últimas palestrantes, Ana Lúcia de Oliveira e Kelly Souza.  Além delas, o bate papo contará com Ana Paula Sarmento, Engenheira Civil,  Mestra em Engenharia de Recursos Hídricos e Diretora Institucional da AREA das Águas (Associação Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), e Mariana Presti, vencedora do I Concurso de Cidades Inteligentes da AREA das Águas e Co-fundadora da Iniciativa São Lourenço Verde, projeto sem fins lucrativos de educação ambiental integrada à tecnologia.  A jovem de 19 anos também é educadora e empreendedora social.

O tema do segundo momento da Mesa Redonda é “Empoderamento Feminino e cuidados com a saúde. Heroínas? Não. Mulheres!”, da qual participarão Denise Fonseca, palestrante internacional, escritora, Mestra em Educação, CEO do Studio de Dança Denise Fonseca e Embaixadora da Divine Académie de Paris; Simone Gannam Lage Ribeiro, advogada, Mestra em Educação,  professora universitária e escritora; e Liliam Matos, servidora da Câmara Municipal de São Lourenço, pós-graduada em Administração Pública. Como idosa, falará sobre autonomia feminina.

Ambas as mesas redondas serão mediadas pela vereadora Marisol Gomes (PSD), integrante da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de São Lourenço. Ela faz parte do quadro de sargentos da Polícia Militar. Tem 34 anos e está em sua primeira legislatura.

Confira a programação resumida:

16:00h – Mini Palestras

16h – Amanda Meireles – Conhecimento Gera Poder de Criação: Introdução à inteligência social

17h – Kelly Souza – Empreendedorismo Feminino e Resiliência: Uma jornada inspiradora no Mundo dos negócios

18h – Ana Lúcia de Oliveira – Mulheres com deficiência e sua dupla vulnerabilidade

19:00 – Mesa Redonda

Tema 1: Representatividade Feminina no Mercado de Trabalho e nos Espaços de Poder

Convidadas:

Ana Lúcia de Oliveira – Diretora Estadual de Políticas para pessoas com deficiência da SEDESE / Ana Paula Sarmento – Engenheira Civil e Mestre em engenharia de recursos hídricos / Kelly Souza – Proprietária de Salão para cabelos crespos – empreendedora / Mariana Presti – Vencedora do 1º Concurso Cidades Inteligentes da Área das Águas.

Tema 2:Empoderamento Feminino e Cuidados com a Saúde. Heroínas? Não. Mulheres!

Convidadas:

Denise Fonseca – Palestrante internacional, escritora, Mestre em Educação, CEO do Studio da Dança e embaixadora da Divine Académie de Paris / Liliam Matos – Servidora da Câmara de São Lourenço, Pós-graduada em Administração Pública, Idosa e defensora da autonomia feminina / Simone Gannan Lage Ribeiro – Advogada, Mestre em Educação, professora universitária e escritora.