Fábrica dos Sonhos apresenta projetos sociais, ambientais e educativos na Tribuna Livre

Vereadores e colaboradores da Fábrica dos Sonhos

A diretora executiva da Fábrica dos Sonhos, Myrian Castello, utilizou a Tribuna Livre para falar sobre as ações desenvolvidas pela entidade em São Lourenço, região e no cenário internacional. Segundo ela, a instituição fomenta o cumprimento de dez dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), como educação de qualidade, igualdade de gênero, cidades e comunidades sustentáveis e ação contra a mudança global do clima.

Myrian citou que 40 crianças são atendidas semanalmente para a educação ambiental, explicou sobre o projeto que leva jovens a Barcelona para desenvolverem atividades em parceria com outras ONGs, mencionou o intercâmbio com 14 países por meio de ações online e presenciais e apresentou as formas de incentivo ao empreendedorismo. Ela também falou da implantação de diversas iniciativas, como mostras culturais, o Círculo de Pessoas Negras e Pardas,  visitas a asilos e erradicação da fome.

A necessidade do auxílio da comunidade, da iniciativa privada e do Poder Público para o crescimento das ações de cunho social, educativo e ambiental foi destacado pela diretora executiva.  “Nós poderíamos fazer muito mais com incentivo financeiro”, ressaltou. Os vereadores se colocaram à disposição para realizar interlocuções e trabalhar com as emendas impositivas.

A Fábrica dos Sonhos

A organização civil tem como objetivo garantir o direito de sonhar a todas as pessoas, por meio do desenvolvimento de projetos e campanhas de impacto social e ambiental, tendo como norte, além dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a cultura do bem viver.

Em março deste ano, a Fábrica foi declarada como entidade de Utilidade Pública pela Câmara, o que permite que a organização não governamental firme convênios com o Poder Público. É uma forma de reconhecer que a instituição presta serviços de relevância à comunidade. A proposta foi de autoria de Daniela Bacha (AVANTE).

Em setembro, os vereadores ainda aprovaram o projeto de lei que institui em São Lourenço o Dia Municipal do Direito de Sonhar, a ser comemorado anualmente em 25 de setembro, de forma a buscar a garantia de todas as pessoas terem “acesso às condições necessárias para realizarem seus objetivos com ética”, sem discriminação ou exclusão. O texto também foi de iniciativa de Daniela Bacha.