Gincana do Saber: dupla do Colégio Dom Ferraz fica em primeiro lugar e representará São Lourenço na etapa regional

Esta foi a IV Edição da Gincana Municipal

Após conquistarem o primeiro lugar na Etapa Municipal da Gincana do Saber Mirim, as estudantes Laura Nanes Penna e Eduarda Romão da Silva, do Colégio Dom Ferraz Solar, preparam-se para a fase regional da competição. Elas representarão São Lourenço nesse divertido jogo de perguntas e respostas que testa os conhecimentos sobre a Constituição Federal.

A etapa regional está sendo realizada durante toda a semana na Câmara de Poços de Caldas. Na quarta-feira (26/10), a partir das 14h, a dupla, que está na mesma chave da cidade anfitriã participará das eliminatórias juntamente com Maria da Fé e Andradas. Caso Laura e Eduarda se classifiquem, voltarão para a Grande Final da Gincana, agendada para 04 de novembro.

Participaram da Etapa Municipal, ocorrida na última quinta (20/10), os Colégios Alere, representado por Milena Alexandrino e Sophia Albuquerque; Dom Ferraz Solar, por Laura e Eduarda; COC, cujo nome foi levado à competição pelos alunos João Tibúrcio e Lucas Lima Pereira; e as Escolas Estaduais Polivalente, com Maria Eduarda Antunes de Mello e Marcela Rodrigues; e Humberto Sanches, com a dupla Gabriella Giffoni e Yasmin Alves Ramos.

Ao todo, foram 20 rodadas de perguntas, todas retiradas da Constituição em Miúdos, obra que explica sobre as leis brasileiras uma narrativa própria para a faixa etária de 11 a 14 anos. O livro, da autora Madu Macedo, foi lançado pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, em parceria com o Senado Federal. No final das rodadas, os Colégios Dom Ferraz Solar e COC tinham acertado todas as questões e ficaram empatados. A decisão foi no mata-mata.

O objetivo do projeto é inserir o ensino da cidadania e do direito constitucional no cotidiano de crianças e adolescentes, incentivando-os a se interessarem pelo assunto e formando adultos conscientes, de forma a reconhecer o aprendizado como o troféu mais valioso. Por esse motivo, os estudantes que estiveram na Gincana do Saber frequentaram oficinas semanais coordenadas pela Escola do Legislativo de São Lourenço.