Prevenção às enchentes: implantação de bueiros inteligentes é aprovada

A Câmara de São Lourenço aprovou nesta semana o projeto de lei que autoriza o município a implantar bueiros inteligentes com o objetivo de evitar enchentes, alagamentos e outros desastres naturais relacionados ao entupimento das galerias de escoamento da água da chuva. O equipamento é uma caixa coletora com grades que retém lixo, folhas e outros materiais sólidos que costumam obstruir e entupir as bocas de lobo.

A proposta foi apresentada por Marisol Gomes (PSD), com apoio de Cristiano Valério (PTB). “Por que não implementar soluções que têm dado certo em outras localidades? Temos que unir esforços e adotar todas as medidas possíveis a fim de mitigar os danos que as chuvas têm ocasionado”, pontuou a vereadora.

O projeto de lei 3186/23 prevê que a Prefeitura regulamente a execução da medida. Marisol ressaltou que, em consonância com o texto, apresentou um requerimento apoiado pelo vereador Elton Tavares (PODEMOS) sobre o sistema de alerta das chuvas. “A população precisa ser sempre avisada”, concluiu.

No requerimento, os vereadores questionaram sobre a frequência de manutenção dos bueiros e a medição da capacidade de captação da água pluvial, entre outras coisas. A resposta da Prefeitura foi lida na sessão ordinária do dia 14 de abril. Segundo o Poder Executivo, a limpeza as bocas de lobo é feita a cada 60 dias. Já a desobstrução das redes de drenagem urbana é realizada mensalmente e os reparos de forma constante. A Administração Municipal ressaltou que há equipe de plantão para emergência.