Gincana do Saber

52

A grande pergunta a ser respondida é: “Qual município sabe mais sobre a Constituição?”

A Gincana do Saber é uma competição voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados nas redes pública ou privada. A disputa testa os conhecimentos dos alunos sobre a Constituição Federal de uma forma leve e descontraída.

Para entrar na Gincana do Saber, os participantes estudam a “Constituição em Miúdos”, de onde são tiradas todas as perguntas realizadas durante a disputa. O livro, lançado pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, em parceria com o Senado Federal, explica sobre as leis brasileiras.  A abordagem é feita de uma forma pouco burocrática, de fácil compreensão e se mistura à narrativa de uma história própria para a faixa etária de 11 a 14 anos.

O objetivo do projeto é inserir o ensino da política e do direito no cotidiano de crianças e adolescentes, incentivando-os a se interessarem pelo assunto, formando cidadãos conscientes e participativos. Durante todo o projeto, os estudantes são coordenados pela Escola do Legislativo de São Lourenço e por um professor (a) orientador (a), responsável por ministrar as aulas sobre a “Constituição em Miúdos”.

Entenda melhor

Na primeira fase, os municípios são divididos em chaves e apenas um de cada grupo continua na competição. A contagem é feita pelo número de pontos ganhos, de acordo com a quantidade de questões corretas. São quatro rodadas de perguntas. Se houver empate no final, começa o “mata-mata” entre as equipes que ainda estão no jogo. Quem errar deixa a gincana.

A próxima etapa compreende em uma disputa entre os municípios que venceram a fase anterior e fazem parte da mesma região. O livro “Constituição em Miúdos” continua sendo a base para as perguntas, que têm seu nível de dificuldade aumentado.

Finalmente, a equipe que ganhou a Gincana Regional vai para a disputa inter-regional, de onde sai o grande vencedor. As sedes das competições são diferentes a cada ano.  A Gincana do Saber é um projeto da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas, em parceria com as câmaras municipais.

Para mais informações:

https://www.facebook.com/pg/gincanaregional/about/?ref=page_internal