Parlamento Jovem

559

O objetivo do Parlamento Jovem é despertar nos adolescentes a vontade de contribuir com a sociedade, por meio da participação política. Por isso, eles são trazidos para dentro da Câmara Municipal de São Lourenço, onde participam de diversas oficinas. Por meio do projeto, estudantes do Ensino Médio elaboram propostas reais de mudança para o estado, que são levadas por eles mesmos à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, e podem se tornar projetos de lei.

O conteúdo dessas propostas varia de acordo com o tema de cada edição, mas todos os anos o Parlamento Jovem (PJ) se encerra na capital mineira, com os jovens ocupando as cadeiras dos deputados, em uma Plenária que reúne estudantes de todas as regiões do estado. É neste momento que eles definem o documento final, com as ideias mais bem votadas a aceitas pelas maioria.

O projeto tem cerca de oito meses de duração. As oficinas oferecidas pela Câmara de São Lourenço são organizadas à luz da formação cidadã, com dinâmicas de grupo propostas por filósofos, advogados, cientistas sociais e historiadores, entre outros profissionais. As atividades são interativas, lúdicas e instigantes, tratando do surgimento da democracia, da divisão dos três poderes e das atribuições de cada um deles.

Também há oficinas relacionadas ao tema daquela edição, o qual é definido em Belo Horizonte pelos próprios jovens no ano anterior ao início do projeto. Com o aprofundamento dos conhecimentos, os estudantes elaboram propostas de mudança para o estado. Tais ideias são colocadas em votação na chamada Plenária Municipal. Os jovens se sentam nas cadeiras dos vereadores, dentro da sede da Câmara de São Lourenço. Eles avaliam cada item, discutem e fazem destaques (um comparativo às emendas.

As propostas aprovadas seguem para a Plenária Regional, onde centenas de estudantes de diversas cidades do Sul de Minas se encontram para ter uma experiência legislativa ainda maior. Cada município leva suas ideias. Elas são debatidas e as escolhidas, encaminhadas para a Etapa Estadual.

Em Belo Horizonte, são três dias de vivência política e temática. No último deles, é realizada a Plenária Estadual. Já no lugar dos deputados e com transmissão ao vivo da TV ALMG, os estudantes discutem e votam nas melhores propostas. O documento final é entregue aos deputados, que podem aproveitar as ideias dos jovens para a elaboração de indicações, requerimentos e projetos de lei, como já aconteceu em várias edições do projeto.